O dólar norte-americano enfraqueceu e os títulos do Tesouro registraram alta na segunda-feira, após a nomeação de Scott Bessent como secretário do Tesouro, o que aliviou os temores dos investidores sobre os planos de tarifas comerciais do presidente eleito Donald Trump.
O índice do dólar, que acompanha uma cesta de moedas como o iene e o euro, caiu 0,9%. O euro ganhou 1% em relação à moeda americana.
O índice havia subido mais de 7% desde o início do mês passado até sexta-feira, beneficiando-se de um chamado “Trump trade” com expectativas de que suas políticas de tarifas e cortes de impostos impulsionariam a inflação e aumentariam a pressão sobre as taxas de juros nos EUA.
No entanto, a escolha de Bessent, que no mês passado descreveu as tarifas amplas como posições “maximalistas”, foi interpretada pelos investidores como um sinal de que as políticas do presidente eleito podem ser moderadas.
No início deste mês, Bessent disse à CNBC que recomendaria que as tarifas fossem “implementadas gradualmente” para mitigar o risco de choques no mercado.
“Ter pelo menos um defensor significativo na mesa do gabinete argumentando contra impostos comerciais persistentes é algo positivo para os mercados”, disse Paul Donovan, economista-chefe da UBS Global Wealth Management.

Os títulos do Tesouro dos EUA, que haviam sido vendidos devido à perspectiva de pressões inflacionárias, se recuperaram. O rendimento do título de 10 anos dos EUA caiu 0,09 ponto percentual, para 4,32%. Os rendimentos se movem inversamente aos preços.
“Todos estavam se posicionando para um cenário de ‘América Primeiro’, mas agora acho que começa a ficar claro que isso não é uma visão unilateral”, disse Hugh Gimber, estrategista de mercado global da JPMorgan Asset Management.
Ele acrescentou que a administração que está por vir está “falando em usar o dólar como uma ferramenta mais estratégica” para alcançar seus objetivos.
A nomeação de Bessent é um sinal de que Trump pode não avançar completamente nas políticas mais inflacionárias, incluindo as tarifas, disse Vincent Chaigneau, chefe de pesquisa da Generali Asset Management.
Os investidores esperam que o gestor de hedge funds Bessent, que será responsável por implementar a agenda econômica de Trump, também possa ajudar a conter o aumento do déficit fiscal.
Elon Musk, apoiador de Trump, já havia argumentado contra a nomeação de um candidato que ele descreveu como uma escolha “padrão do mercado”.
Os futuros do S&P 500 subiram 0,5%. Na Europa, o Stoxx Europe 600 subiu 0,1%, enquanto o FTSE 100 do Reino Unido avançou 0,4%. As ações europeias têm tido desempenho inferior aos mercados dos EUA desde a eleição presidencial, devido aos temores de que as tarifas prejudiquem a economia da região e seus exportadores.
Parceiros comerciais asiáticos importantes dos EUA foram impulsionados pelas notícias da nomeação. O índice Nikkei 225, focado em exportações do Japão, e o Kospi da Coreia do Sul fecharam ambos com alta de 1,3%.
Bessent “indicou no passado uma abordagem possivelmente mais equilibrada para a implementação de tarifas comerciais”, disseram analistas do MUFG.
Mas eles alertaram contra uma leitura exagerada da nomeação, dizendo que o secretário do Tesouro “não é a pessoa que definirá os detalhes da estratégia de implementação de tarifas comerciais”.
Fonte: Financial Times
Traduzido via ChatGPT

