NOVA YORK, 28 de janeiro (Reuters) – A turbulência em algumas das maiores empresas de tecnologia está lembrando os investidores de um dos principais riscos para a alta recorde do mercado de ações dos EUA: a dependência de um pequeno grupo de gigantes para impulsionar esses ganhos.
Os investidores estão correndo para entender os impactos para o tema de investimentos em inteligência artificial (IA), que tem sido um motor crítico para as ações nos últimos dois anos, após a emergência de um modelo de IA chinês de baixo custo abalar os mercados.
O otimismo em torno da IA ajudou a impulsionar as ações da fabricante de chips Nvidia (NVDA.O) e de outras empresas das “Magnificent Seven” (Sete Magníficas), que, juntas, contribuíram com mais da metade do retorno total de 25% do S&P 500 em 2024.
Graças a esses ganhos, as Magnificent Seven representam um terço do peso do índice de referência S&P 500 (.SPX) e cerca de 45% do Nasdaq 100 (.NDX), o que significa que, quando essas ações caem, elas têm um impacto desproporcional nos indicadores de mercado amplamente acompanhados.
“Quando você tem concentração, corre o risco de quedas como essa”, disse Chuck Carlson, CEO da Horizon Investment Services. “Certamente isso levantará questões sobre como os investidores estão posicionando seus portfólios.”
O S&P 500 caiu 1,5% na segunda-feira após a notícia do modelo DeepSeek, reduzindo quase pela metade os ganhos acumulados do índice no ano, enquanto o Nasdaq 100, fortemente focado em tecnologia, caiu 3%.
Embora ainda seja incerto “o quão grande ameaça o DeepSeek será para o tema da IA”, disse Phillip Wool, diretor de pesquisa e gestor de portfólio na Rayliant Global Advisors, “é claro que há muitas operações correlacionadas e superlotadas em risco quando o sentimento do mercado muda”.
As ações da Nvidia, principal representante da IA e cujo impressionante aumento no preço das ações a tornou a maior empresa em valor de mercado, despencaram 17% na segunda-feira.
Seth Hickle, sócio-gerente da Mindset Wealth Management, disse que adotou uma postura mais defensiva com opções da Nvidia diante da volatilidade após as notícias sobre o DeepSeek.
“A Nvidia é amplamente detida”, disse Hickle. “Isso realmente afeta todos os americanos que têm uma carteira de aposentadoria ou uma estratégia de investimento passiva em ações.”
Na semana passada, o anúncio do presidente Donald Trump sobre investimentos do setor privado em infraestrutura de IA deu impulso às ações de tecnologia e ao mercado em geral.
Analistas da Capital Economics disseram que, se ficar claro que modelos de IA podem ser treinados de forma eficaz com menos poder de computação avançado do que se pensava anteriormente, “haveria claramente um risco de uma nova correção no mercado de ações dos EUA”.
“Isso porque isso potencialmente enfraqueceria as posições dominantes de algumas empresas que impulsionaram o rali”, disseram os analistas em uma nota.
PONTO DE INFLEXÃO?
Investir em fundos amplos de mercado que seguem o S&P 500 tem sido uma aposta vencedora nos últimos dois anos, com o índice de referência registrando ganhos anuais consecutivos de mais de 20%. Muitos fundos geridos ativamente têm alocação insuficiente nas grandes ações de tecnologia, o que prejudicou o desempenho desses fundos.
Mas a crescente concentração de ações megacaps nos índices de referência “significa que não podemos continuar sendo tão passivos em nossos investimentos como fomos na última década”, disse Shams Afzal, diretor-gerente e gestor de portfólio da Carnegie Investment Counsel.
Algumas áreas de tecnologia se beneficiaram na segunda-feira, enquanto os investidores avaliavam as implicações do DeepSeek, com as ações da empresa de cibersegurança Palo Alto Networks (PANW.O) e da empresa de software ServiceNow (NOW.N) subindo cerca de 1%.
As notícias sobre o DeepSeek “podem levar a uma mudança relativa de liderança, o que pode beneficiar outras partes da tecnologia, em vez de apenas a Nvidia”, disse Tiffany Wade, gestora sênior de portfólio da Columbia Threadneedle Investments.
Carlson, da Horizon, e outros se perguntaram se os acontecimentos de segunda-feira envolvendo IA poderiam ser um “ponto de inflexão” que provoca uma mudança na liderança do mercado ou uma rotação para outras áreas do mercado dos EUA que não tiveram um bom desempenho nos últimos anos.
Ainda assim, muitos participantes do mercado disseram que a venda de ações pode ser uma reação exagerada, com os investidores “atirando primeiro e fazendo perguntas depois” enquanto avaliam os desdobramentos do DeepSeek.
Josh Pantony, cofundador e CEO da Boosted.ai, uma empresa que aconselha gestores de ativos sobre como implantar IA, disse que está adicionando ações relacionadas à IA ao seu portfólio pessoal “de todas as formas” após a queda das ações.
O mercado será mais testado por uma série de resultados trimestrais nesta semana, incluindo Apple (AAPL.O), Microsoft, Meta Platforms (META.O) e Tesla (TSLA.O) – quatro das Magnificent Seven.
David Wagner, chefe de ações e gestor de portfólio da Aptus Capital Advisors LLC, disse que as empresas megacaps exibem alavancagem operacional, o que pode continuar impulsionando a expansão das margens operacionais.
“De qualquer forma, o mercado dos EUA depende dessas ações, mas isso nem sempre é algo ruim”, disse Wagner.
Fonte: Reuters
Traduzido via ChatGPT