Os futuros do S&P 500 estavam em alta de 0.44% nesta manhã, depois de o índice ter caído 1.07% na sexta-feira, um dia após estabelecer uma nova máxima histórica em 11 de dezembro.
O índice ainda acumula alta de 16% no ano — um desempenho acima da média para as ações dos EUA. Analistas há muito reclamam que o índice é dominado pelas ações de tecnologia dos “Magnificent 7”. Entre outubro de 2022 e novembro de 2025, aproximadamente 75% dos ganhos do S&P 500 vieram desse punhado de empresas.
Mas, à medida que nos aproximamos do fim do ano, apenas duas dessas ações — Alphabet e Nvidia — superaram o desempenho do mercado como um todo no acumulado do ano:
Desempenho no ano até o momento:
- Alphabet: alta de 63%
- Nvidia: alta de 30.33%
- Tesla: alta de 13.65%
- Microsoft: alta de 13.53%
- Apple: alta de 11%
- Meta: alta de 10%
- Amazon: alta de 3%
- S&P 500: alta de 16%
- Nasdaq Composite: alta de 20%
O que parece estar acontecendo é que os investidores estão escolhendo entre vencedores e perdedores em tecnologia, em vez de simplesmente migrar em manada para o índice ou para ações de tecnologia como um todo. Isso provavelmente é saudável se você está preocupado com a possibilidade de que os gastos com IA estejam criando uma bolha em ações de tecnologia.
O melhor exemplo disso é a Oracle, que registra uma alta respeitável de 14% no ano, mas caiu 42% em relação à máxima de setembro. Os investidores não gostaram da dívida adicional que a Oracle contratou, com spreads de juros cada vez mais amplos acima dos benchmarks livre de risco, para financiar sua expansão em IA.
Wall Street ainda não está pronta para declarar a corrida do ouro da IA uma bolha. “Se isto é uma bolha, ainda está em seus estágios iniciais”, disseram os analistas do Deutsche Bank Adrian Cox e Stefan Abrudan em um recente relatório de pesquisa aprofundado sobre IA.
Até agora, o capital expenditure e a receita são reais: isso está impactando a linha de cima e a linha de baixo (receita e lucro) de Alphabet e Nvidia, e é por isso que as valuations dessas empresas são tão saudáveis. “A frente desse movimento é liderada por empresas de Big Tech bem estabelecidas, com múltiplas fontes de receita, que estão financiando seus investimentos em data centers principalmente com fluxo de caixa livre e a partir dos quais estão gerando retornos imediatos de clientes corporativos”, escreveram Cox e Abrudan.
“Achamos que os relatos de uma bolha são exagerados (por enquanto)”, disseram eles.
Em outros mercados: as bolsas asiáticas fecharam em queda hoje, mas os mercados na Europa, em grande parte, subiram nas negociações iniciais. O STOXX Europe 600 registrava alta de 0.63% no momento da redação; o FTSE 100 do Reino Unido subia 0.74%.
Fonte: Fortune
Traduzido via ChatGPT