Michael Burry, Paul Tudor Jones e um vencedor do Nobel enxergam a mesma coisa: um acerto de contas no mercado de ações Shawn Tully — Senior Editor-at-Large | 13 de maio de 2026
Em um novo post no Substack, Michael Burry, o herói do livro e filme A Grande Aposta (The Big Short), declarou que o mercado de ações “pulou o tubarão” [expressão americana para quando algo perdeu a relevância ou ultrapassou os limites do razoável] e postulou que “uma reversão completa” no NASDAQ 100 — em forte alta e repleto de ações de tecnologia — está iminente. Burry observou a semelhança entre a dinâmica de preços atual e os dias finais da febre das pontocom, acrescentando que parece estar vivendo “os últimos meses da bolha de 1999-2000.” O também renomado veterano Paul Tudor Jones, em entrevista à CNBC em 8 de maio, ecoou parcialmente o alerta de Burry. Jones afirmou que o cenário atual o lembra 1999, o primeiro ano da infame euforia, observando que, se o momentum atual continuar, podemos enfrentar “correções de magnitude impressionante.”
Os analistas e estrategistas de mercado de Wall Street esforçam-se para explicar o que Burry e Jones não conseguem, ou seja, por que as grandes empresas americanas continuam atingindo novos recordes históricos. Os fundamentos econômicos em geral parecem mediocres, na melhor das hipóteses. O cenário atual tem como destaque uma inflação que se mostra ao mesmo tempo elevada e extremamente persistente, como evidenciado mais uma vez no relatório do CPI [Índice de Preços ao Consumidor] de abril, divulgado em 12 de maio, que mostrou os preços ao consumidor avançando a um quente 3,7% nos últimos 12 meses. O crescimento do PIB é modesto, o rendimento [yield] do Treasury de 10 anos permanece preso na faixa elevada de meados de 4%, e os preços de energia extremamente altos continuam corroendo o bolso dos consumidores, agravados por uma guerra que se arrasta. Sem mencionar as esperanças que se dissipam de que o Fed estimule o mercado por meio de grandes cortes de juros.
Em suas notas a investidores e aparições na TV, os otimistas citam cada vez mais a mesma justificativa: um salto nos lucros corporativos que supostamente se mostrará imparável graças ao superpoder da IA. “IA absolutamente ininterrupta,” lamentou Burry após ouvir prognosticadores na mídia exaltarem incansavelmente o avanço tecnológico como panaceia milagrosa para os inúmeros fatores negativos. “Ninguém fala de outra coisa o dia todo.”
Mas os investidores devem ter cautela: lucros por ação [earnings per share — EPS] escaldantes — e nunca estiveram tão superaquecidos — não são duráveis. Eles chegam e, inevitavelmente, vão embora. Os lucros estão sujeitos a grandes oscilações que, quando insustentavelmente altos, empurram os índices convencionais de preço/lucro [price-to-earnings — P/L] artificialmente para baixo, sugerindo erroneamente que as ações estão baratas; e quando o EPS despenca temporariamente, tornam os P/Ls anormalmente elevados, retratando incorretamente o S&P como inusitadamente caro. Os lucros corporativos encontram-se atualmente em picos históricos como proporção da renda nacional, o que sugere fortemente que, nos próximos anos, haverá uma “reversão à média” [revert to the mean], com queda em direção à média histórica de longo prazo, inferior à atual. Isso sempre aconteceu quando os números de EPS explodiram além dos limites normais no passado. Assim, ao inflar o denominador, os lucros hoje elevados mascaram o quão caras as ações realmente estão, fazendo com que os P/Ls pareçam na fronteira do razoável.
Um indicador altamente respeitado desfaz essa ilusão. Ele utiliza um sistema de média que suaviza esses picos e quedas temporários nos lucros para obter uma medida consistente de quão ricas ou baratas as ações realmente estão.
Essa medida preferida é o renomado índice de preço/lucro ajustado ciclicamente [cyclically-adjusted price earnings ratio — CAPE], desenvolvido pelo professor emérito de Yale e laureado com o Nobel, Robert Shiller. O CAPE é um dos melhores indicadores de retornos futuros. Quando está muito acima das normas históricas, é provável que se obtenham retornos fracos daqui a 5 ou 10 anos; quando a medida está muito abaixo da média, as chances de prosperar nos anos seguintes são muito maiores.
Especificamente, o CAPE utiliza uma média de 10 anos dos lucros ajustados pela inflação. Essa metodologia elimina as oscilações e calcula um P/L bem mais preciso.
Em 11 de maio, o CAPE acabara de ultrapassar um marco perigoso, atingindo 40,3. O CAPE — que Shiller publica mensalmente — só superou 40 em 21 ocasiões em toda a sua história de 145 anos, todas concentradas em um único período contínuo, de janeiro de 1999 a setembro de 2000. Esse intervalo marcou o auge da febre das pontocom. Mesmo no período que antecedeu a Grande Depressão, o CAPE mal chegou a 30.
Então, que tipo de retorno se pode esperar ao investir no índice S&P 500, ou mesmo ao manter uma carteira diversificada de ações americanas de grande capitalização [large-cap] daqui para frente? O histórico desde o fim daqueles CAPEs acima de 40 da era pontocom oferece um guia: levou doze anos e cinco meses, até fevereiro de 2013, para o S&P recuperar os níveis vertiginosos de setembro de 2000.
Os investidores receberam dividendos enquanto seus ganhos de capital [capital gains] foram nulos, mas, ao todo, os ganhos ficaram bem abaixo da inflação. Os investidores tiveram desempenho muito pior do que se tivessem alocado seu capital em Treasuries.
A corrida incrível que estamos testemunhando pode ter uma explicação simples: às vezes, os mercados simplesmente enlouquecem. Esse argumento pode estar errado. Mas faz tanto sentido quanto o otimismo de Wall Street que pinta um pano de fundo cinza como uma cena de sol radiante.
Fonte: Fortune
Traduzido via Claude


