Rede de diagnósticos cresceu 20% com investimentos em novos serviços para acompanhar toda a jornada de saúde do paciente
Por Ana Luiza Mahlmeister, para o Valor — São Paulo
05/09/2022 22h19 Atualizado há 12 horas
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Exames feitos em casa já representam 8% da receita, diz Jeane Tsutsui, presidente do grupo Fleury — Foto: Julio Bittencourt
A disciplina nos custos e a avaliação criteriosa dos investimentos em saúde integrada são as estratégias de crescimento do grupo Fleury, que ampliou serviços além da medicina diagnóstica. No conceito de saúde integrada, acompanha toda a jornada do paciente na prevenção, diagnóstico e tratamento, com presença em áreas como ortopedia, oftalmologia, infusões de medicamentos, fertilidade e hospital-dia. “Com a expansão orgânica e aquisições, em 2021 obtivemos um crescimento de 30% da receita líquida com margem Ebtida de 28,2%, que representou uma expansão de 28,6% sobre 2020. E estamos mantendo o ritmo de crescimento em 2022”, ressalta Jeane Tsutsui, presidente do grupo Fleury, campeã do setor de Serviços Médicos.
No primeiro semestre de 2022, a receita da rede de diagnósticos cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, reforçando o acerto da estratégia de ampliação da oferta de serviços em novos elos da cadeia de saúde, acompanhando a jornada de cuidados do paciente. “Após os desafios trazidos pela pandemia, que pressionaram o sistema de saúde, as pessoas passaram a valorizar mais a qualidade e a eficiência, reforçando nossa tese da construção de um ecossistema de saúde integrado, preventivo e híbrido, unindo o físico e o digital.”.
A executiva lembra que o reconhecimento da excelência técnica, médica e em atendimento do Fleury se estende para as demais marcas, aumentando sua participação no mercado. O grupo teve um crescimento orgânico com aquisições, ganhando market share com o crescimento das marcas. Neste ano a bandeira a+ cresceu 16% no segundo trimestre e a marca Fleury, 14,2%. O aumento no número de exames realizados é fruto de uma combinação de fatores, como o envelhecimento da população e a maior demanda por exames preventivos após a pandemia.
Além da fusão com o Hermes Pardini – em análise neste momento pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) –, o grupo investe na aquisição de clínicas. No ano passado, adquiriu a Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha e o Centro de Infusões Pacaembu, ingressando em segmentos onde não atuava antes, como ortopedia, passando a oferecer a consulta integrada ao diagnóstico, além de fisioterapia e cirurgia, quando necessárias. Outras aquisições recentes na área de medicina diagnóstica foram a Pretti e a Bioclínico.
Outros movimentos recentes envolvem uma joint venture para criação de uma empresa especializada no tratamento de oncologia com a Beneficência Portuguesa (BP) e a Bradesco Saúde e uma parceria com o Hospital Albert Einstein para atuar na área de genômica, batizada de Gênesis. A rede de medicina diagnóstica será controladora da nova empresa com o Einstein, reunindo os projetos de pesquisa científica e testes genéticos que os dois sócios já possuem e os que vão desenvolver. A aposta é no crescimento desse mercado no Brasil, no qual o segmento responde atualmente por apenas 1% do faturamento do setor de análises clínicas, enquanto nos Estados Unidos esse percentual é de 10%, chegando a 20% em grandes laboratórios. No Fleury, responde por 3%. Segundo Jeane, essa área foi criada no Fleury em 2017 e tem crescido 40% ao ano.
O grupo conta com uma plataforma on-line de testes genéticos que podem ser adquiridos sem prescrição médica. Os exames servem para acompanhar possíveis doenças hereditárias, além de detectar medicamentos, alimentos e atividades físicas capazes de trazer melhores resultados, entre outras finalidades. No terceiro trimestre de 2021, os exames genéticos geraram uma receita de R$ 66 milhões, um crescimento de 50% sobre igual período de 2020.
O Fleury acompanhou os novos hábitos de médicos e pacientes, com a oferta de telemedicina e a realização de mais de 1,4 milhão de atendimentos remotos – e estuda ampliar o serviço domiciliar em todas os mercados em que atua. “Hoje os exames feitos em casa já representam 8% da receita total do grupo, o equivalente a 31 unidades da companhia”, revela a presidente.
Um dos pilares do Fleury é a gestão com a valorização das pessoas – que, afinal, são responsáveis pela entrega dos serviços. Os investimentos em inovação tiveram como resultado um aumento de 35% no lançamento de produtos e metodologias em 2021 comparado a 2022. “Os ganhos decorrentes desses projetos são essenciais para a qualidade dos serviços, pois englobam a melhoria da prática médica, a redução de custos e prazos de exames e a redução da geração de resíduos, trazendo benefícios tangíveis para os clientes e para o meio ambiente, em linha com o nosso compromisso com os princípios de governança, social e ambiental, ou ESG”, diz Jeane.2 de 2 Rede Fleury aumentou em 35% os investimentos em serviços e produtos inovadores neste ano — Foto: Julio Bittencourt/Valor
Rede Fleury aumentou em 35% os investimentos em serviços e produtos inovadores neste ano — Foto: Julio Bittencourt/Valor
A atenção maior à saúde tem trazido mais vidas para o mercado privado de saúde suplementar, que ainda tem potencial de crescimento para cobertura de uma população, além dos cerca de 23% atendidos hoje. As oportunidades de crescimento acompanham o envelhecimento da população brasileira – que em 2050 deve dobrar, alcançando mais de 20% da população com mais de 65 anos, o que fatalmente aumentará a demanda por serviços médicos.
Este cenário reforça a estratégia da formação de um ecossistema integrado e preventivo de saúde a partir de investimentos seletivos. “Nossa expansão será tanto orgânica quanto por meio de aquisições, mantendo o crescimento em medicina diagnóstica e nas novas áreas da saúde”, diz Jeane.
A diversificação de serviços acompanha o aumento da preocupação com a prevenção. “Nossa missão é colaborar para um sistema de saúde que consiga atender a essa demanda de forma sustentável e, na nossa visão, a solução está na saúde preventiva e integrada para evitar tratamentos tardios e custosos, direcionando nossa estratégia de serviços integrados para acompanhar as diferentes necessidades do cliente.”
Segundo Jeane, em 2023 o Fleury segue a dinâmica de alta capacidade de geração de caixa e disciplina de alocação de capital, com rigor na seleção de ativos e na expansão orgânica e inorgânica. O grupo acompanha de perto as análises de tendências do cenário para 2023, com aumento da complexidade externa, marcada pelos impactos decorrentes do conflito que ocorre na Ucrânia – em especial aqueles relativos às taxas de inflação e juros nas principais economias do mundo –, e o contexto interno brasileiro, que terá sua definição eleitoral nos próximos meses.
Mesmo diante das incertezas do momento, porém, a saúde tem se mostrado resiliente e relevante entre as prioridades da população. “O crescente número de pessoas assistidas pelo sistema de saúde suplementar, associado ao envelhecimento e à atenção maior à prevenção, deve estimular o crescimento do setor”, acredita Jeane.
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Fonte: Valor Econômico