“Os testes rápidos servem para triagem, não diagnóstico. Um exemplo são os testes de gravidez adquiridos em farmácia. Mesmo com o resultado, os médicos pedem exames de sangue”, diz Jeane Tsutsui
Por Beth Koike, Valor — São Paulo
04/08/2023 13h04 Atualizado há um dia
A liberação de testes rápidos em farmácias, a partir desta semana, não vai impactar o negócio do Fleury, segundo Jeane Tsutsui, presidente da companhia de medicina diagnóstica.
“Os testes rápidos servem para triagem, não diagnóstico. Um exemplo são os testes de gravidez adquiridos em farmácia. Mesmo com o resultado, os médicos pedem exames de sangue”, diz Jeane, que nesta manhã realizou teleconferência de resultados para analistas e investidores.
A presidente do Fleury lembra ainda que as farmácias que oferecerem os testes rápidos precisam passar cumprir uma série de exigências de qualidade, ter profissionais capacitados, entre outras.
Em relação às potenciais áreas de crescimento dentro da companhia estão o atendimento móvel, que teve expansão de 25% (incluindo Hermes Pardini) e 40% no Fleury, além do braço de clínicas médicas, cuja receita saltou 137%.
Segundo Jeane, no atendimento móvel, a associação com o Hermes Pardini vai possibilitar a absorção das melhores práticas das duas empresas. “Aprendemos muito, desde roteiros, usando as unidades como hub de atendimento para os profissionais”, disse. Além disso, o atendimento em domicílio tem contribuído para o aumento no volume de exames de análises clínicas, observado no segundo trimestre.
Na área de novos negócios — que abriga clínicas de infusão de medicamentos, ortopedia, oftalmologia, centro cirúrgico ambulatorial, medicina reprodutiva e oncologia — há um movimento de expansão orgânica após aquisição de clínicas de referência nessas áreas. Um dos segmentos de maior crescimento é de infusão.
A companhia foi mais agressiva nas negociações comerciais com na marca a+ em São Paulo e Rio de Janeiro, que registraram crescimento.
Sobre o ataque cibernético, sofrido em maio, a presidente informa que não houve impactos relevantes na receita como ocorreu no episódio de 2021. “Desde então, fizemos muitos investimentos para resiliência cibernética”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/r/A/JI8xoBQUShwTzIkvImmg/130323-20fleury-20020.jpg)
Segundo Jeane, no atendimento móvel, a associação com o Hermes Pardini vai possibilitar a absorção das melhores práticas das duas empresas — Foto: Carol Carquejeiro/Valor.
Fonte: Valor Econômico