Fitch Ratings – São Paulo – 19 Dec 2023: A Fitch Ratings atribuiu, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAAsf(bra)’, com Perspectiva Estável, às três séries da 249ª emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da True Securitizadora S.A. (True), conforme abaixo:
— Primeira série de CRIs, no montante inicial de BRL106.771.000,00;
— Segunda série de CRIs, no montante inicial de BRL62.826.000,00;
— Terceira série de CRIs, no montante inicial de BRL330.403.000,00.
A emissão de CRIs é lastreada por debêntures emitidas pelo Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. (Aché, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’/Perspectiva Estável). Os recursos captados por meio da emissão de debêntures serão utilizados para pagamentos e reembolsos de gastos, custos e despesas de natureza imobiliária.
Os ratings refletem a expectativa de pagamento pontual e integral do principal investido, acrescido de remuneração, até o vencimento final legal de cada série.
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING
Qualidade de Crédito do Devedor Condizente Com a Emissão: O Aché é o emissor das debêntures que lastreiam a emissão de CRIs. Além da obrigação do pagamento de juros e de amortização das debêntures, a companhia é responsável pelo pagamento de todas as despesas da operação, por meio da recomposição do fundo de despesas. Os ratings do Aché refletem a forte posição de negócios da companhia na defensiva indústria farmcêutica do Brasil, com destacada participação no segmento de medicamentos com prescrição e marcas bem-estabelecidas, com preços superiores. A sustentável posição de mercado do Aché é acentuada por sua grande força de vendas, que lhe proporciona vantagem competitiva em termos de alcance na comunidade médica e de reconhecimento de marca. Mais informações estão no comunicado “Fitch Afirma Ratings ‘BB’/‘AAA(bra)’ do Aché”, publicado no website da agência em 24 de janeiro de 2023.
Estrutura Financeira: Os CRIs espelham as debêntures e, portanto, não há qualquer tipo de descasamento. Nas hipóteses de vencimento antecipado das debêntures, pagamentos em atraso por conta do devedor ou qualquer outro evento que impacte as debêntures, a consequência será idêntica para os CRIs. Dessa forma, o risco da operação se baseia na qualidade de crédito do Aché.
Os fundamentos dos ratings listados nas metodologias setoriais aplicáveis, mas não mencionadas acima, não são relevantes para esta ação de rating.
SENSIBILIDADE DOS RATINGS
Os ratings da 249ª emissão de CRIs da True estão atrelados à qualidade de crédito do Aché, devedor das debêntures que lastreiam a operação.
Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:
— Uma deterioração na qualidade de crédito do Aché levaria ao rebaixamento dos ratings da emissão em igual proporção.
Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Positiva/Elevação:
— Os ratings foram atribuídos no patamar mais alto da escala nacional da Fitch e, por este motivo, não podem ser elevados.
EMISSÃO
Os montantes e rendimentos das três séries foram definidos em processo de bookbuilding. A primeira série da emissão de CRIs é remunerada pelo Certificado de Depósito Interbancário (CDI), mais spread de 0,55% ao ano (a.a.), enquanto a segunda série possui rendimento prefixado de 10,5771% a.a. A terceira série possui correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acrescido de juros equivalentes a 6,00% a.a.
Os pagamentos de juros de todas as séries serão semestrais, nos meses de junho e dezembro. Os pagamentos do principal serão feitos em duas parcelas anuais, em dezembro de 2029 e de 2030. Os pagamentos serão realizados pelo Aché na conta do patrimônio separado da emissão. Há um intervalo de dois dias úteis entre o recebimento do pagamento das debêntures pela securitizadora e o pagamento dos CRIs. Todos os custos e despesas da operação ficarão a cargo do devedor, por meio da recomposição do fundo de despesas.
A atribuição do rating segue o recebimento, pela Fitch, dos documentos finais da transação, em conformidade com os analisados no momento da atribuição do rating à proposta de emissão, em 22 de novembro de 2023.
RATINGS PÚBLICOS COM VÍNCULO DE CRÉDITO A OUTRAS CLASSIFICAÇÕES
Os ratings da 249ª emissão de CRIs da True estão vinculados ao rating do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Data do Comitê de Rating Relevante
21 November 2023
Fonte: Fitch Ratings