Brazil Wed 22 Nov, 2023 – 07:01 ET
Fitch Ratings – São Paulo – 22 Nov 2023: A Fitch Ratings atribuiu, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(EXP)sf(bra)’, com Perspectiva Estável, à proposta de emissão das primeira, segunda e terceira séries da 249ª emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da True Securitizadora S.A (True). As três séries serão ofertadas em sistema de vasos comunicantes, no montante de BRL500 milhões.
A proposta de emissão de CRIs será lastreada por debêntures, emitida pelo Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A (Aché, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’/Perspectiva Estável). Os recursos captados por meio da emissão de debêntures serão utilizados para pagamento e reembolso de gastos, custos e despesas de natureza imobiliária.
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING
Qualidade de Crédito do Devedor Condizente Com a Emissão: O Aché é o emissor das debêntures que lastreiam a proposta de emissão de CRIs. Além da obrigação do pagamento de juros e de amortização das debêntures, a companhia é responsável pelo pagamento de todas as despesas da operação, por meio da recomposição do fundo de despesas. Os ratings do Aché refletem a forte posição de negócios da companhia na defensiva indústria farmacêutica do Brasil, com destacada participação no segmento de medicamentos com prescrição e marcas bem-estabelecidas, com preços superiores. A sustentável posição de mercado do Aché é reforçada por sua grande força de vendas, que lhe proporciona vantagem competitiva em termos de alcance na comunidade médica e de reconhecimento de marca. Mais informações em “Fitch Afirma Ratings ‘BB’/’AAA(bra)’ do Aché”, no website da agência.
Estrutura Financeira: Os CRIs espelham as debêntures e, portanto, não há qualquer tipo de descasamento. Nas hipóteses de vencimento antecipado das debêntures, pagamentos em atraso por conta do devedor ou qualquer outro evento que impacte as debêntures, a consequência é idêntica para os CRIs. Dessa forma, o risco da operação se baseia na qualidade de crédito do Aché.
Os fundamentos dos ratings listados nas metodologias setoriais aplicáveis, mas não mencionados acima, não são relevantes para esta ação de rating.
SENSIBILIDADE DOS RATINGS
Os ratings da proposta de emissão dos CRIs são atrelados à qualidade de crédito do Aché, devedora e garantidora das debêntures que lastreiam a operação.
Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:
— Uma deterioração na qualidade de crédito do Aché levaria a um rebaixamento do rating da proposta de emissão em igual proporção.
Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a uma Ação de Rating Positiva/Elevação:
— Os ratings foram atribuídos no nível máximo da escala nacional, e, por este motivo, não podem ser elevados.
EMISSÃO
A primeira série da proposta de emissão de CRIs será remunerada pelo Certificado de Depósito Interbancário (CDI) mais spread máximo de 0,55% a.a., enquanto a segunda série terá rendimento prefixado, limitado a taxa DI correspondente ao contrato futuro, com vencimento em janeiro de 2028 (base 252 dias úteis), da cotação indicativa do último preço verificado no fechamento do dia útil anterior ao procedimento de bookbuilding, acrescido de sobretaxa de 0,50% a.a. A terceira série terá correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acrescido de juros equivalentes à remuneração indicativa do NTN-B 2030 + 0,45% a.a., da cotação indicativa do último preço verificado no fechamento do dia útil anterior ao procedimento de bookbuilding, ou 6,0% a.a., o que for maior.
O pagamento de juros de todas as séries será semestral, nos meses de junho e dezembro. O pagamento do principal será em duas parcelas anuais, em dezembro de 2029 e 2030. Os pagamentos serão realizados pelo Aché na conta do patrimônio separado da emissão. Há um intervalo de dois dias úteis entre o recebimento do pagamento das debêntures pela securitizadora e o pagamento dos CRIs. Todos os custos e despesas da operação ficarão a cargo da devedora, por meio da recomposição do fundo de despesas.
Os ratings da proposta de emissão refletem a expectativa de pagamento pontual e integral do principal investido, acrescido de remuneração, até o vencimento final legal de cada série.
Este comunicado contempla informações detidas pela Fitch no momento em que os ratings da proposta de emissão foram atribuídos. Os investidores devem estar cientes de que a transação ainda será concluída, e que mudanças podem ocorrer. Como resultado, os ratings que aparecem neste relatório não refletem os ratings finais, sendo baseados em informações fornecidas pelo emissor até 17 de novembro de 2023.
Os ratings da proposta de emissão dependem de documentos finais que reflitam os já recebidos. O comunicado de ação de rating a ser divulgado pela Fitch na liquidação da transação incluirá os ratings finais e uma análise de qualquer informação relevante que tenha mudado após a publicação deste relatório.
A Fitch supõe que todas as contrapartes cumprirão suas obrigações contratuais. Desta forma, qualquer descumprimento das partes poderia modificar a avaliação da agência sobre a exposição da transação ao risco de contrapartes. Uma premissa-chave é que as contrapartes da transação determinam as ações corretivas de acordo com o estabelecido nos documentos existentes. Se estas ações divergirem do esperado, a Fitch avaliará novamente a relevância desses riscos.
RATINGS PÚBLICOS COM VÍNCULO DE CRÉDITO A OUTRAS CLASSIFICAÇÕES
Os ratings da proposta de emissão estão vinculados ao rating do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:
A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.
As informações utilizadas nesta análise são provenientes do Banco Itaú BBA.
A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.
Histórico dos Ratings:
Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 22 de novembro de 2023.
A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.
Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.
A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em www.fitchratings.com/brasil
Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.
Conforme a classe de ativo da emissão, a Fitch poderá realizar análise da inadimplência e/ou os fluxos de caixa dos ativos subjacentes. Nestes casos, a agência baseia esta análise na modelagem e avaliação de diferentes cenários de informações recebidas do originador ou de terceiros a este relacionado. Em outros casos, a análise poderá se basear em garantias prestadas por entidades integrantes da emissão avaliada.
A Fitch não realiza processos de diligência dos ativos subjacentes ou a verificação independente da informação recebida do emissor ou de terceiros a este relacionado.
Para a avaliação de operações estruturadas, a Fitch recebe informações de terceiros, normalmente, de instituições financeiras, escritórios de contabilidade, empresas de auditoria ou advocacia. As informações podem ser obtidas por meio de prospectos de oferta de transações, emitidos de acordo com a legislação do mercado de valores mobiliários. Além disso, estão baseadas em fatos gerais de domínio público, tais como índices de inflação e taxas de juros.
Para esclarecimentos quanto à diferenciação dos símbolos de produtos estruturados e aqueles destinados aos demais ativos financeiros, consulte “Definições de Ratings” em www.fitchratings.com/brasil.
Informações adicionais estão disponíveis em ‘www.fitchratings.com‘ e em ‘www.fitchratings.com/site/brasil‘.
A Fitch Ratings Brasil Ltda., ou partes a ela relacionadas, pode ter fornecido outros serviços à entidade classificada no período de 12 meses que antecede esta ação de rating de crédito. A lista de outros serviços prestados às entidades classificadas está disponível em https://www.fitchratings.com/pt/region/brazil/exigencias-regulatorias/outros-servicos. A prestação deste serviço não configura, em nossa opinião, conflito de interesses em face da classificação de risco de crédito.
A Fitch Ratings foi paga para determinar cada rating de crédito listado neste relatório de classificação de risco de crédito pelo devedor ou emissor classificado, por uma parte relacionada que não seja o devedor ou o emissor classificado, pelo patrocinador (“sponsor”), subscritor (“underwriter”), ou o depositante do instrumento, título ou valor mobiliário que está sendo avaliado.
Fonte: Fitch Ratings