Brazil Thu 14 Nov, 2024 – 13:33 ET
Fitch Ratings – São Paulo – 14 Nov 2024: A Fitch Ratings atribuiu, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ à proposta de quinta emissão de debêntures quirografárias do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. (Aché), que totalizará BRL650 milhões e terá vencimento em 2031. Os recursos serão utilizados no resgate antecipado da totalidade das debêntures da primeira emissão, e o saldo remanescente, se houver, será destinado à gestão ordinária dos negócios da companhia. A Fitch classifica o Aché com o IDR (Issuer Default Rating – Rating de Inadimplência do Emissor) em Moeda Estrangeira ‘BB+’/Perspectiva Estável, o IDR em Moeda Local ‘BBB’/Perspectiva Negativa e o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’/Perspectiva Estável.
O rating reflete a forte posição de negócios do Aché no mercado farmacêutico brasileiro. A companhia está entre as líderes no segmento de medicamentos com prescrição e possui marcas fortes e bem estabelecidas, às quais aplica preços com margens elevadas. A natureza defensiva da indústria farmacêutica e o baixo risco do portfólio de produtos da empresa, que não tem exposição relevante a patentes e licenças, também foram incorporados à análise. A sustentável posição de mercado do Aché é reforçada por sua grande força de vendas, que lhe proporciona vantagem competitiva em termos de alcance na comunidade médica e de reconhecimento de marca.
O Aché tem muitos desafios para fazer suas margens retornarem aos patamares históricos e gerir estoques em meio a um ambiente mais competitivo, além de dar continuidade à mudança de sua estratégia operacional.
A Perspectiva Estável do rating nacional considera o comprometimento da companhia com a manutenção de uma estrutura de capital desalavancada e de sua robusta liquidez.
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING
Fundamentos Positivos do Setor: O setor farmacêutico tem fundamentos de longo prazo positivos, devido ao envelhecimento da população mundial, à crescente necessidade de medicamentos para doenças crônicas e ao maior acesso das pessoas aos sistemas de saúde. O setor tem superado consistentemente o crescimento da economia brasileira. Nos últimos cinco anos, o mercado farmacêutico do país cresceu aproximadamente 12% ao ano, o que indica uma demanda resiliente, mesmo em condições macroeconômicas adversas.
A maior incidência de doenças crônicas e os constantes investimentos em inovação para tratamentos especializados devem continuar impulsionando o consumo de medicamentos nos próximos anos. A capacidade de investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D), manter um volume sustentável de lançamentos a cada ano, além de ampliar a capacidade de se beneficiar do esperado crescimento do setor, será fundamental para que o Aché mantenha sua posição competitiva.
Sólido Perfil de Negócios: O Aché detém uma marca sólida e reconhecida na indústria farmacêutica brasileira. Sua diversificada carteira de produtos, sua forte participação no segmento de medicamentos com prescrição – no qual é uma das líderes do mercado – e sua presença em medicamentos isentos de prescrição (MIP) – que tem apresentado rápido crescimento –, além da participação em genéricos e dermocosméticos, sustentam seu forte perfil de negócios. O Aché é o quarto maior laboratório do Brasil em vendas para o varejo farmacêutico e conta com uma das maiores forças de vendas do mercado local. Isto lhe confere vantagens competitivas frente a seus pares internacionais e amplo alcance da comunidade médica, o que é crucial para a demanda por medicamentos de prescrição.
Baixo Risco da Carteira de Produtos: O fluxo de caixa operacional do Aché não está significativamente exposto a renovações de licenças ou expirações de patentes. Como outras farmacêuticas de mercados emergentes, a empresa dispõe de um pipeline de projetos de P&D mais restrito do que o de seus concorrentes internacionais, além de um portfólio de produtos patenteados mais fraco. A carteira de medicamentos, madura e constantemente renovada, bem como a capacidade de manter um volume sustentável de lançamentos a cada ano e de aumentar a participação dos novos medicamentos no portfólio, são fatores-chave para preservar a posição competitiva da companhia.
Desafio de Recuperar Margens Operacionais: A Fitch acredita que a margem de EBITDA do Aché se posicionará entre 18% e 20% em 2024-2026, após redução para 16% em 2023. Apesar da ligeira melhora, este indicador deve ficar abaixo da média histórica reportada pela companhia entre 2020 e 2022 – acima de 25%. A melhora se apoia na estratégia da companhia de defender sua posição no segmento de medicamentos com prescrição e aumentar sua presença em genéricos, MIP e cuidados especiais. A concorrência com as farmacêuticas locais permanece acirrada, com os pares do setor adquirindo marcas de multinacionais, expandindo o alcance de seus genéricos em vários segmentos ou classes terapêuticas e aplicando condições comerciais agressivas.
Recuperação da Geração de Caixa: O fluxo de caixa livre (FCF) antes do pagamento de dividendos do Aché deve permanecer forte. A expectativa é de que a companhia gere EBITDA em torno de BRL1,0 bilhão em 2024 e 2025 e fluxo de caixa das operações (CFFO) entre BRL500 milhões e BRL650 milhões, em comparação com o EBITDA de BRL800 milhões e o CFFO negativo em BRL150 milhões em 2023. A menor geração de caixa no ano passado refletiu as consequências de um inverno mais ameno, com a redução dos surtos de gripes e resfriados – o que afetou a demanda pela principal linha de medicamentos respiratórios do Aché –, além de maiores necessidades de capital de giro, sobretudo pelo aumento do estoque.
A Fitch acredita que o FCF discricionário permanecerá forte, considerando o elevado volume de lançamentos dos anos anteriores e a nova estratégia da companhia, de foco em inovação. O cenário-base incorpora investimentos anuais entre BRL200 milhões e BRL250 milhões durante 2024-2026, relacionados principalmente à expansão da nova fábrica de Pernambuco, e dividendos médios anuais de BRL450 milhões a BRL500 milhões, correspondendo a aproximadamente 7% a 9% da receita líquida. Isto resulta em FCF neutro em 2024 e negativo em BRL150 milhões em 2025. O Aché tem flexibilidade para reduzir dividendos para administrar suas necessidades de caixa.
Estrutura de Capital Desalavancada: O Aché tem mantido baixos índices de alavancagem e fortes indicadores de crédito. A expectativa da Fitch é de que o índice dívida líquida/EBITDA fique próximo a 1,5 vez até 2026, após aumento para 2,0 vezes em 2023, à medida que as margens operacionais melhorem. Nos últimos quatro anos, a média do índice dívida líquida/EBITDA da companhia foi de 0,9 vez.
SENSIBILIDADE DOS RATINGS
Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Positiva/Elevação:
— Com relação aos IDRs em Moedas Estrangeira e Local, as ações de rating positivas estão limitadas ao Teto-país do Brasil, ‘BB+’, e ao rating soberano, ‘BB’.
— Uma ação de rating positiva no rating nacional não é possível, uma vez que este se encontra no topo da escala da Fitch.
Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:
— Um índice dívida líquida/EBITDA superior a 2,0 vezes, em bases recorrentes, pode levar a uma ação de rating negativa no IDR em Moeda Local;
— Deterioração significativa da participação de mercado ou da marca;
— Ações negativas nos ratings soberanos do Brasil e no Teto-país podem resultar em ações semelhantes nos IDRs em Moedas Estrangeira e Local do Aché.
PRINCIPAIS PREMISSAS
As Principais Premissas da Fitch Para o Cenário de Rating do Aché Incluem:
— Crescimento médio de volume de 8% ao ano de 2024 a 2028;
— Crescimento médio da receita de 12% ao ano de 2024 a 2028;
— Investimentos anuais equivalentes a 3%-4% da receita líquida;
— Pagamento de dividendos entre BRL450 milhões a BRL500 milhões por ano.
RESUMO DA ANÁLISE
A ausência de diversificação geográfica, a menor escala de negócios e a limitada carteira de pesquisas frente às principais farmacêuticas do mundo restringem o IDR em Moeda Local do Aché a ‘BBB’, enquanto a concentração de receitas no Brasil e a ausência de ativos operacionais e financeiros no exterior limitam o IDR em Moeda Estrangeira ao Teto-país, ‘BB+’. O Aché está bem posicionado, em termos de alavancagem, frente aos principais emissores farmacêuticos globais, classificados pela Fitch nas categorias de rating ‘A’/‘AA’, com alavancagem líquida média de 1,5 vez.
O Rating Nacional de Longo Prazo do Aché está na mesma categoria do da Eurofarma Laboratórios S.A. (AAA(bra)/Perspectiva Estável). Ambos estão bem posicionados no mercado farmacêutico brasileiro, mas a Eurofarma possui uma estrutura de capital mais alavancada. O Aché é classificado um grau acima da Blau Farmacêutica S.A. (Blau, Rating Nacional de Longo Prazo AA+(bra)/Perspectiva Estável), que possui escala operacional limitada e concentração de receita em poucos produtos, com foco no segmento não varejista. As duas companhias apresentam fortes indicadores de crédito.
O rating do Aché está dois graus acima do da União Química Farmacêutica Nacional S.A. (União Química, Rating Nacional de Longo Prazo AA(bra)/Perspectiva Estável), que possui boa escala operacional e diversificação, mas a estrutura de capital e a flexibilidade financeira do primeiro são mais fortes.
LIQUIDEZ E ESTRUTURA DA DÍVIDA
Forte Liquidez: O Aché mantém histórico de robusta liquidez. Em 30 de junho de 2024, reportou caixa e aplicações financeiras de BRL407 milhões e dívida total de BRL1,8 bilhão. A companhia possui BRL514 milhões em dívidas vencendo até dezembro de 2025. O Aché concluiu a quarta emissão de debêntures, de BRL200 milhões, no terceiro trimestre de 2024, que, combinada à proposta de quinta emissão de debêntures, contribuirá para o fortalecimento da liquidez e o alongamento do prazo médio da dívida.
A liquidez é fortalecida, ainda, por uma linha de crédito rotativo de BRL300 milhões, não sacada, pela forte geração de FCF antes dos dividendos e pela flexibilidade da empresa de reduzir dividendos para administrar suas necessidades de caixa, caso necessário. No final de junho deste ano, a dívida do Aché consistia em debêntures de longo prazo (47%), Certificados de Recebíveis Imobiliários – CRIs (28%) e transações de longo prazo junto a bancos de desenvolvimento, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (8%), o Banco do Nordeste do Brasil S.A. e outros (16%).
PERFIL DO EMISSOR
O Aché é a quarta maior farmacêutica do mercado brasileiro e está entre as líderes em medicamentos com prescrição. Sua marca é sólida e bem reconhecida, e sua carteira de produtos, diversificada. Além disso, desenvolve, fabrica e comercializa produtos com patentes vencidas e não patenteados localmente.
Data do Comitê de Rating Relevante
17 January 2024
INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:
A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.
As informações utilizadas nesta análise são provenientes do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.
Histórico dos Ratings:
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 6 de fevereiro de 2012.
Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 18 de janeiro de 2024.
A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.
Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.
A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em www.fitchratings.com/brasil
Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.
Informações adicionais estão disponíveis em ‘www.fitchratings.com‘ e em ‘www.fitchratings.com/site/brasil‘.
A Fitch Ratings Brasil Ltda., ou partes a ela relacionadas, pode ter fornecido outros serviços à entidade classificada no período de 12 meses que antecede esta ação de rating de crédito. A lista de outros serviços prestados às entidades classificadas está disponível em https://www.fitchratings.com/pt/region/brazil/exigencias-regulatorias/outros-servicos. A prestação deste serviço não configura, em nossa opinião, conflito de interesses em face da classificação de risco de crédito.
A Fitch Ratings foi paga para determinar cada rating de crédito listado neste relatório de classificação de risco de crédito pelo devedor ou emissor classificado, por uma parte relacionada que não seja o devedor ou o emissor classificado, pelo patrocinador (“sponsor”), subscritor (“underwriter”), ou o depositante do instrumento, título ou valor mobiliário que está sendo avaliado.
Metodologia Aplicada e Pesquisa Relacionada:
— Metodologia de Ratings Corporativos (3 de novembro de 2023);
— Metodologia de Ratings em Escala Nacional (22 de dezembro de 2020).
Entity / Debt
Rating
Ache Laboratorios Farmaceuticos S.A.
- senior unsecured
Natl LT
AAA(bra)
New Rating
View additional rating details
Informações adicionais estão disponíveis em www.fitchratings.com
PARTICIPATION STATUS
The rated entity (and/or its agents) or, in the case of structured finance, one or more of the transaction parties participated in the rating process except that the following issuer(s), if any, did not participate in the rating process, or provide additional information, beyond the issuer’s available public disclosure.
Applicable Criteria
- National Scale Rating Criteria (pub. 22 Dec 2020)
- Metodologia de Ratings em Escala Nacional (pub. 22 Dec 2020)
- Corporate Rating Criteria (pub. 03 Nov 2023) (including rating assumption sensitivity)
- Metodologia de Ratings Corporativos (pub. 10 Nov 2023)
Applicable Models
Numbers in parentheses accompanying applicable model(s) contain hyperlinks to criteria providing description of model(s).
- Corporate Monitoring & Forecasting Model (COMFORT Model), v8.1.0 (1)
Additional Disclosures
Endorsement Status
| Ache Laboratorios Farmaceuticos S.A. | EU Endorsed, UK Endorsed |
DISCLAIMER & COPYRIGHT
Todos os ratings de crédito da Fitch estão sujeitos a algumas limitações e termos de isenção de responsabilidade. Por favor, veja no link a seguir essas limitações e termos de isenção de responsabilidade: http://fitchratings.com/understandingcreditratings. Além disso, as def
Read More
Solicitation Status
The ratings above were solicited and assigned or maintained at the request of the rated entity/issuer or a related third party. Any exceptions follow below.
ENDORSEMENT POLICY
Os ratings de crédito internacionais da Fitch produzidos fora da União Europeia (UE)ou do Reino Unido, conforme o caso, são endossados para uso por entidades reguladas na UE ou no Reino Unido, respectivamente, para fins regulatórios, de acordo com os termos do Regulamento das Agências de Rating de Crédito da UE ou do Reino Unido (Alterações etc.) (saída da UE), de 2019 (EU CRA Regulation or the UK Credit Rating Agencies (Amendment etc.) (EU Exit) Regulations 2019), conforme o caso. A abordagem da Fitch para endosso na UE e no Reino Unido pode ser encontrada na página de Regulatory Affairs (Assuntos Regulatórios) da Fitch, no site da agência. O status de endosso dos ratings de crédito internacionais é fornecido na página de sumário da entidade, para cada entidade classificada, e nas páginas de detalhes das transações, para transações de finanças estruturadas, no site da Fitch. Estas divulgações são atualizadas diariamente.