Brazil Wed 04 Dec, 2024 – 12:24 ET
Fitch Ratings – São Paulo – 04 Dec 2024: A Fitch Ratings atribuiu, hoje, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ à nona emissão de debêntures quirografárias, em série única, da Eurofarma Laboratórios S.A. (Eurofarma), que totaliza BRL1,85 bilhão e tem vencimento em dezembro de 2031. Os recursos serão utilizados para pagamento antecipado da quinta e da sexta emissões de debêntures da companhia. O excedente pode servir de reforço de caixa. Atualmente, a Fitch classifica a Eurofarma com Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’, Perspectiva Estável.
Os ratings da Eurofarma refletem seu robusto perfil de negócios na defensiva indústria farmacêutica do Brasil, suportado por elevada escala de operações e destacada posição competitiva, e seu histórico de forte geração de fluxo de caixa livre (FCF) antes de dividendos. A estratégia de crescimento via aquisições e os elevados investimentos para ampliar a capacidade produtiva, combinados a menores margens operacionais, alteraram significativamente sua estrutura de capital, de modo que a alavancagem financeira líquida deve permanecer próxima a 4,5 vezes em 2024.
A Eurofarma tem o desafio de fortalecer sua geração operacional de caixa e margens operacionais nos próximos dois anos, o que deve contribuir para trazer a alavancagem para níveis mais compatíveis com sua classificação.
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING
Forte Posição de Negócios: A Eurofarma está entre as três maiores farmacêuticas da América Latina. Segundo a empresa de dados IQVIA, em setembro de 2024, a participação da Eurofarma nos altamente fragmentados segmentos de varejo e prescrição da América Latina era de 3,8% e 4,4%, respectivamente. A companhia está presente em 24 países, e sua estratégia contempla aumentar a escala das operações internacionais de forma gradativa, já representando 20% da receita em 2023, de 16% em 2021 e 2022, e ampliar substancialmente seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e força de vendas.
A combinação destes fatores tem proporcionado ganhos de escala recorrentes e participação de mercado em segmentos-chave, como o de medicamentos de prescrição e genéricos. Os investimentos em P&D, que historicamente representam de 4% a 5% da receita líquida, devem atingir entre 6% e 7% ao longo do horizonte do rating.
Estrutura de Capital Pressionada: A Eurofarma adotou uma estratégia de expansão inorgânica financiada por dívida ao mesmo tempo em que investe fortemente na ampliação de seu parque fabril, o que pressionou sua estrutura de capital. A dívida líquida aumentou de BRL1,7 bilhão, em dezembro de 2021, para BRL9 bilhões, em setembro de 2024, para financiar investimentos de BRL2,3 bilhões e aquisições no mesmo montante nos últimos dois anos.
A Fitch projeta índice dívida líquida/EBITDA próximo a 4,5 vezes em 2024 e 3,5 vezes em 2025. As atuais métricas financeiras da Eurofarma são fracas para sua classificação, e sua capacidade de reduzir a alavancagem para menos de 3,5 vezes, em bases recorrentes, será crucial para a manutenção do rating. No período de 12 meses encerrado em setembro de 2024, a alavancagem líquida foi de 4,3 vezes, segundo cálculos da Fitch.
Expectativa de Melhora das Margens Operacionais: O esperado crescimento da receita e a melhora da eficiência operacional devem sustentar o fortalecimento gradual das margens operacionais da Eurofarma. A Fitch projeta que as margens de EBITDA retornarão para patamares entre 18% e 20% a partir de 2025, dos 15% a 16% esperados para 2024, quando houve pressão temporária de investimentos em força de vendas e gastos com aquisições.
Geração de Caixa Operacional Robusta: A Eurofarma possui forte capacidade de geração de caixa operacional, e a expectativa é que reporte EBITDA próximo a BRL1,5 bilhão em 2024 e BRL2,2 bilhões em 2025. As elevadas despesas financeiras continuarão a pressionar o fluxo de caixa da companhia, com fluxo de caixa das operações (CFFO) projetado de BRL700 milhões em 2024 e 2025. O FCF deve ficar negativo em BRL750 milhões em 2024, pressionado pelos ainda elevados investimentos de BRL1,2 bilhão e dividendos de BRL250 milhões. Para 2025, o FCF deve ficar positivo, apoiado na redução dos investimentos para cerca de BRL300 milhões por ano.
Expansão das Operações: A Fitch entende que a entrada em novos mercados será benéfica a médio e longo prazos. Os altos investimentos em P&D permitirão um crescimento sustentável por meio do lançamento de produtos e da abertura de linhas de medicamentos. A conclusão da fábrica de Montes Claros (MG), que deve entrar em atividade em 2025, também contribuirá para aumentar a capacidade produtiva da empresa e reduzir gargalos.
Sólidos Fundamentos do Setor: Os fundamentos do setor farmacêutico são positivos a longo prazo, dados o envelhecimento da população mundial, a crescente necessidade de medicamentos para doenças crônicas e o maior acesso das pessoas aos sistemas de saúde. Historicamente, o mercado farmacêutico brasileiro teve desempenho superior ao da economia, com aumento de aproximadamente 8% em 2023, e a Fitch acredita que seguirá crescendo de 7% a 10% ao longo dos próximos anos, evidenciando a resiliência da demanda em cenários macroeconômicos adversos.
SENSIBILIDADE DOS RATINGS
Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:
— Deterioração significativa da marca ou da participação de mercado da Eurofarma;
— Indicador dívida líquida ajustada/EBITDA acima de 3,5 vezes, em bases recorrentes;
— Margem de EBITDA consistentemente abaixo de 16%.
Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Positiva/Elevação:
— Não se aplicam, uma vez que os ratings já se encontram no patamar mais alto da escala nacional da Fitch.
PRINCIPAIS PREMISSAS
A principais premissas do cenário de rating da Eurofarma incluem:
— Crescimento de 17% da receita em 2024 e de 8% a 10% de 2025 em diante;
— Reajustes de preço médio de 8% em 2024 e de 4% nos anos seguintes;
— Crescimento anual do volume de vendas de 8% em 2024 e entre 5% e 6% de 2025 em diante, excluindo novas aquisições;
— Investimentos de BRL1,2 bilhão em 2024 e de BRL300 milhões anuais a partir de 2025;
— Ausência de novas aquisições;
— Dividendos anuais entre BRL250 milhões e BRL300 milhões durante o horizonte do rating.
RESUMO DA ANÁLISE
A Fitch classifica a Eurofarma na mesma categoria de rating em escala nacional do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. (Aché, AAA(bra)/Estável), ambos players com forte posição competitiva na indústria farmacêutica brasileira. A Eurofarma apresenta maior diversificação de segmentos e geográfica, mas a maioria de seus negócios ainda se encontra em processo de maturação. Já o Aché, que possui atividades apenas no Brasil, se beneficia de margens operacionais mais elevadas, dada a maior representatividade dos medicamentos com prescrição em seu portfólio.
Os altos investimentos em P&D e em força de vendas fazem com que as margens da Eurofarma sejam inferiores às do Aché, mas devem permitir que a companhia fortaleça sua capacidade de lançamentos e de inovação a longo prazo. No entanto, a curto prazo têm impactado sua capacidade de geração de caixa operacional. A estrutura de capital da Eurofarma é mais alavancada que a do Aché, que historicamente preserva alavancagem líquida abaixo de 2,0 vezes.
O rating da Eurofarma está um grau acima do da Blau Farmacêutica S.A. (Blau, AA+(bra)/ Estável), devido à escala de negócios significativamente inferior desta e à concentração de sua receita em poucos produtos, com foco no segmento hospitalar.
O rating da Eurofarma também é superior ao da União Química Farmacêutica Nacional S.A. (União Química, AA(bra)/Estável), devido a seu perfil de negócios mais fraco, com histórico de maiores necessidades de capital de giro e capacidade de geração de caixa operacional que pressiona a geração de fluxo de caixa livre (FCF) durante períodos de forte crescimento da receita.
LIQUIDEZ E ESTRUTURA DA DÍVIDA
A Eurofarma deve preservar adequado perfil de liquidez, com cronograma de vencimentos da dívida bem escalonados. Em 30 de setembro de 2024, a posição de caixa e aplicações financeiras era de BRL2,1 bilhões, e a dívida total, de BRL9 bilhões, composta principalmente por debêntures (63%) e linhas de capital de giro (28%). No mesmo período, a companhia possuía BRL715 milhões de vencimentos de dívida nos próximos 12 meses.
PERFIL DO EMISSOR
A Eurofarma é uma farmacêutica brasileira atuante nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos isentos de prescrição (OTC), oncologia, hospitalar, licitações e serviços a terceiros. A companhia está presente em 24 países e conta com dez unidades industriais na América Latina.
Data do Comitê de Rating Relevante
08 May 2024
INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:
A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.
As informações utilizadas nesta análise são provenientes da Eurofarma Laboratórios S.A.
A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.
Histórico dos Ratings:
Eurofarma Laboratórios S.A.
Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 8 de março de 2021.
Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 9 de maio de 2024.
A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.
Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.
A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em www.fitchratings.com/brasil
Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.
Informações adicionais estão disponíveis em ‘www.fitchratings.com‘ e em ‘www.fitchratings.com/site/brasil‘.
A Fitch Ratings Brasil Ltda., ou partes a ela relacionadas, pode ter fornecido outros serviços à entidade classificada no período de 12 meses que antecede esta ação de rating de crédito. A lista de outros serviços prestados às entidades classificadas está disponível em https://www.fitchratings.com/pt/region/brazil/exigencias-regulatorias/outros-servicos. A prestação deste serviço não configura, em nossa opinião, conflito de interesses em face da classificação de risco de crédito.
A Fitch Ratings foi paga para determinar cada rating de crédito listado neste relatório de classificação de risco de crédito pelo devedor ou emissor classificado, por uma parte relacionada que não seja o devedor ou o emissor classificado, pelo patrocinador (“sponsor”), subscritor (“underwriter”), ou o depositante do instrumento, título ou valor mobiliário que está sendo avaliado.
Metodologia Aplicada e Pesquisa Relacionada:
— Metodologia de Ratings Corporativos (3 de novembro de 2023);
— Metodologia de Ratings em Escala Nacional (22 de dezembro de 2020).
Entity / Debt
Rating
Eurofarma Laboratorios S.A.
- senior unsecured
Natl LT
AAA(bra)
New Rating
- BRL 1.85 bln Floating CDI (Brazil) 0.9% bond/note 22-Nov-2031
Natl LT
AAA(bra)
New Rating
View additional rating details
Informações adicionais estão disponíveis em www.fitchratings.com
PARTICIPATION STATUS
The rated entity (and/or its agents) or, in the case of structured finance, one or more of the transaction parties participated in the rating process except that the following issuer(s), if any, did not participate in the rating process, or provide additional information, beyond the issuer’s available public disclosure.
Applicable Criteria
- National Scale Rating Criteria (pub. 22 Dec 2020)
- Metodologia de Ratings em Escala Nacional (pub. 22 Dec 2020)
- Corporate Rating Criteria (pub. 03 Nov 2023) (including rating assumption sensitivity)
- Sector Navigators – Addendum to the Corporate Rating Criteria – Effective from 3 November 2023 to 21 June 2024 (pub. 03 Nov 2023)
- Metodologia de Ratings Corporativos (pub. 10 Nov 2023)
Applicable Models
Numbers in parentheses accompanying applicable model(s) contain hyperlinks to criteria providing description of model(s).
- Corporate Monitoring & Forecasting Model (COMFORT Model), v8.1.0 (1)
Additional Disclosures
Endorsement Status
| Eurofarma Laboratorios S.A. | – |
DISCLAIMER & COPYRIGHT
Todos os ratings de crédito da Fitch estão sujeitos a algumas limitações e termos de isenção de responsabilidade. Por favor, veja no link a seguir essas limitações e termos de isenção de responsabilidade: http://fitchratings.com/understandingcreditratings. Além disso, as def
Read More
Solicitation Status
The ratings above were solicited and assigned or maintained at the request of the rated entity/issuer or a related third party. Any exceptions follow below.
ENDORSEMENT POLICY
Os ratings de crédito internacionais da Fitch produzidos fora da União Europeia (UE)ou do Reino Unido, conforme o caso, são endossados para uso por entidades reguladas na UE ou no Reino Unido, respectivamente, para fins regulatórios, de acordo com os termos do Regulamento das Agências de Rating de Crédito da UE ou do Reino Unido (Alterações etc.) (saída da UE), de 2019 (EU CRA Regulation or the UK Credit Rating Agencies (Amendment etc.) (EU Exit) Regulations 2019), conforme o caso. A abordagem da Fitch para endosso na UE e no Reino Unido pode ser encontrada na página de Regulatory Affairs (Assuntos Regulatórios) da Fitch, no site da agência. O status de endosso dos ratings de crédito internacionais é fornecido na página de sumário da entidade, para cada entidade classificada, e nas páginas de detalhes das transações, para transações de finanças estruturadas, no site da Fitch. Estas divulgações são atualizadas diariamente.