Por Patrick Temple-West — Financial Times, de Nova York
01/06/2022 05h02 Atualizado há 10 horas
Executivos de empresas compraram em maio ações das próprias companhias a um ritmo que não era observado desde os primeiros dias da pandemia de covid-19, o que alguns analistas de Wall Street disseram ser um sinal encorajador para o mercado de ações dos Estados Unidos.
Entre o início do mês e 24 de maio, a compra por “insiders” nas empresas do S&P 500 foi a mais forte desde março de 2020, segundo dados da VerityData. Para o índice Russell 2000 mais amplo, houve mais compradores internos do que vendedores no mês pela primeira vez desde março de 2020.
Apesar de investidores de varejo se retirarem do mercado de ações e da ameaça iminente de desaceleração ou recessão, “insiders corporativos estão mantendo uma visão não consensual na maioria dos setores e [estão] comprando ativamente a queda”, disseram analistas do J.P. Morgan em 27 de maio, acrescentando que as compras dos papéis foram animadoras para o rumo dos mercados acionários.
As ações dos EUA fecharam uma sequência de sete semanas de perdas na sexta-feira, embora o índice de referência S&P 500 tenha caído 12,8% até agora este ano. A forte compra desses investidores “tem sido historicamente um bom sinal de fundo do poço do mercado”, disse David Giroux, gerente de portfólio da T Rowe Price. “Insiders estão dizendo ‘não vemos um grande evento chegando’… e que estas são realmente boas oportunidades de compra”, acrescentou. “Este é apenas mais um dado que confirma que o mercado deve ser positivo ao longo de seis a 12 meses, se não mais.”
No início deste mês, Howard Schultz comprou US$ 15 milhões em ações da Starbucks depois de retornar como presidente-executivo interino em março da empresa que transformou em cadeia global de café. Foi a primeira compra de ações da empresa por um “insider” desde agosto de 2018, disse a VerityData. Os papéis da rede caíram cerca de 35% até agora neste ano.
Vladimir Shmunis, cofundador e executivo-chefe da RingCentral, empresa de aplicativos baseados na web que substitui telefones fixos, gastou US$ 1,2 milhão em sua primeira compra de ações desde que a empresa abriu capital em 2013. A RingCentral viu o preço de suas ações cair mais de 60% este ano. Representantes da Starbucks e da RingCentral não responderam a um pedido de comentário.
“Certamente há envio de mensagens [de] compra e algumas delas são performáticas”, disse Ben Silverman, diretor de pesquisa da VerityData. No entanto, Silverman disse que esperava “compras mais intensas agora”, especialmente nas empresas do S&P 500. “Em março de 2020, ninguém tinha ideia de como seriam os próximos dois anos”, disse, acrescentando que no início da pandemia “vimos muito mais convicção [de compras]”.
Fonte: Valor Econômico

