Marc Hamburg, o SVP e CFO de longa data da Berkshire, se aposentará em 1º de junho de 2027, após 40 anos de serviço, anunciou o gigantesco conglomerado americano e empresa holding na segunda-feira (15). Hamburg, que se juntou à Berkshire em 1987, será sucedido por Charles C. Chang, que foi nomeado SVP e CFO efetivo em 1º de junho de 2026. Chang atualmente é SVP, CFO e diretor da Berkshire Hathaway Energy. Ele trabalhará com Hamburg durante um período de transição.
Essas mudanças de liderança ocorrem enquanto o lendário investidor Warren Buffett se prepara para deixar o cargo de CEO no final do ano. A Berkshire anunciou em maio de 2025 que Buffett será sucedido por Greg Abel, vice-presidente de suas operações não relacionadas a seguros. Buffett permanecerá na empresa como presidente do conselho após a transição.
Tendo trabalhado com Hamburg por décadas, Buffett o elogiou em um comunicado: “Marc tem sido indispensável para a Berkshire e para mim. Sua integridade e julgamento são inestimáveis. Ele fez mais por esta empresa do que muitos de nossos acionistas jamais saberão. Seu impacto foi extraordinário.”
Hamburg manteve um perfil discreto enquanto liderava a organização financeira de uma das empresas mais bem-sucedidas e renomadas da Fortune 500. A Berkshire consistentemente ocupa uma posição entre as 10 primeiras na lista.
Abel, cujo mandato como CEO em breve começará, juntou-se ao ecossistema de Buffett há um quarto de século, quando a Berkshire entrou no campo da energia. Como CEO da Berkshire Hathaway Energy a partir de 2008, o negócio cresceu significativamente para incluir um vasto portfólio de utilidades, oleodutos, plantas de gás natural e fazendas de vento e solar, relatou a Fortune. Desde 2018, Abel atua como vice-presidente das operações não relacionadas a seguros da Berkshire.
Chang, de 56 anos, entrou na Berkshire Hathaway Energy em outubro de 2024; agora ele se juntará a Abel como seu parceiro estratégico na liderança da empresa inteira. Chang foi anteriormente um parceiro na prática de energia da PricewaterhouseCoopers, trabalhando com grandes empresas multinacionais de energia. Ele tem 34 anos de experiência em contabilidade, relatórios da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, fusões e aquisições e sustentabilidade.
Analistas esperam mais rotatividade pela frente
Meyer Shields, diretor administrativo da Keefe, Bruyette & Woods, um banco de investimento e corretora, escreveu em uma nota na segunda-feira que a principal conclusão das mudanças de liderança anunciadas pela Berkshire é que “não importa o quanto a consistência seja desejável — mudança é inevitável quando um CEO de mais de 50 anos recua.”
Ele acrescentou: “Sem querer desrespeitar o presidente e CEO entrante Greg Abel, esperamos mais rotatividade nos próximos meses, já que o prestígio de trabalhar para o sucessor do Sr. Buffett não é (pelo menos ainda) o mesmo que trabalhar para o próprio Sr. Buffett.” Shields espera que a “fraca divulgação” da Berkshire se prove inadequada para investidores que estavam confortáveis confiando em Buffett no passado.
Perguntei a Shawn Cole, presidente e co-fundador da firma de busca de executivos Cowen Partners, por que ele acha que a Berkshire escolheu Chang como o próximo CFO.
Porque o histórico de Chang é enraizado em contabilidade pública como parceiro da PwC, seguido por papéis focados em relatórios e conformidade, sua experiência “sinaliza auditorias limpas, rigor e disciplina financeira”, disse Cole.
“A força de Chang é gerenciar uma base de ativos e patrimônio muito grande e continuar com investimento de capital pesado, enquanto mantém um portfólio altamente regulado, multi-jurisdicional limpo em relatórios e totalmente compatível com os requisitos da SOX”, explicou Cole. “Emparelhado com a experiência operacional de Abel, isso é mais um refinamento disciplinado do que uma revisão estratégica — o que é exatamente o que uma empresa tão bem-sucedida exige.”
A Berkshire anunciou mudanças adicionais de liderança na segunda-feira. Em operações de seguros, Nancy Pierce foi promovida de COO a CEO da GEICO, com efeito imediato. Pierce sucede Todd Combs, que concluirá seu mandato na Berkshire e se juntará ao JPMorgan Chase, onde atuou como diretor em seu conselho desde 2016. Adam Johnson, atualmente CEO da unidade da Berkshire, NetJets, foi nomeado presidente das empresas de produtos de consumo, serviços e varejo da Berkshire. Michael O’Sullivan foi nomeado SVP e conselheiro geral.
“Houve muita rotatividade levando ao início de Abel, francamente”, disse Cole. “E enquanto Warren Buffett executou um plano de sucessão de CEO que muitos de seus pares deveriam estudar, a oportunidade perdida foi não garantir que líderes-chave ficassem por meio de acordos de retenção ou incentivos para permanecer durante a transição. O que estamos vendo agora é uma mudança maior da guarda—planejada ou não.”
Esta história foi originalmente apresentada em Fortune.com e foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
Fonte: E-Investidor

