Por Nikkei — Nova Déli e Xangai
05/07/2023 08h33 Atualizado há uma hora
O presidente russo, Vladimir Putin, disse a colegas líderes da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) que seu país está unido, agradecendo pelo apoio deles durante a tentativa de motim do grupo paramilitar Wagner.
A reunião, organizada on-line pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e realizada na terça-feira, marcou a primeira aparição de Putin em um fórum multilateral desde que mercenários armados ameaçaram marchar sobre Moscou no fim de junho, levantando questões sobre seu controle do poder.
O Sputnik, serviço de notícias estatal da Rússia, informou que Putin expressou gratidão aos líderes da SCO, que também incluiu o presidente chinês, Xi Jinping. Putin pediu uma cooperação de segurança mais profunda entre o bloco, disse o relatório, enquanto insistia que Moscou se oporia a “sanções ilegítimas”.
Modi, por sua vez, disse ao agrupamento de oito nações que o mundo enfrenta uma conjuntura crítica devido às tensões globais, enfatizando que garantir suprimentos suficientes de alimentos, combustível e fertilizantes é um grande “desafio” para todos os países.
Xi pediu aos membros da SCO que rejeitem o protecionismo e a dissociação – uma aparente referência aos esforços dos Estados Unidos e seus aliados para reduzir o comércio e o investimento com a China em áreas sensíveis. “Devemos aumentar a cooperação, para que os frutos do desenvolvimento possam beneficiar as pessoas de todos os países”, disse ele de Pequim.
Fonte: Valor Econômico

