Por Paul Hannon e Gabriel T. Rubin, Dow Jones — Nova York
23/08/2022 17h40 Atualizado há 15 horas
A atividade econômica nos EUA, Europa e Japão encolheu em agosto, segundo novas pesquisas, apontando para uma grande desaceleração do crescimento da economia mundial à medida que os preços mais altos enfraquecem a demanda do consumidor e a guerra na Ucrânia atrapalha as cadeias de abastecimento.
Empresas dos EUA informaram uma grande queda em seus negócios em agosto, num declínio amplo liderado pelas companhias de serviços, embora o setor industrial também tenha desacelerado. A inflação alta, a escassez de matérias-primas, atrasos nas entregas e os aumentos das taxas de juros pesaram sobre a atividade empresarial, segundo mostra uma pesquisa da S&P Global.
O índice composto dos gerentes de compras (PMI) para a economia dos EUA – que mede a atividade nos setores industrial e de serviços – foi de 45 pontos em agosto, número que em julho foi de 47,7. Isso representou o segundo mês consecutivo de queda, além de ser a menor leitura desde maio de 2020, no início da pandemia de covid-19. Uma leitura abaixo dos 50 pontos indica contração; uma leitura acima desse nível indica crescimento.
“Nuvens estão se formando sobre o setor privado, com as novas encomendas no setor de serviços se retraindo, num reflexo das condições de demanda enfraquecida vistas no setor industrial”, diz Siân Jones, economista da S&P Global Market Intelligence.
A economia dos EUA encolheu por dois trimestres seguidos, embora o crescimento do número de empregos continue vigoroso e as taxas de desemprego nos menores patamares em meio século. Apesar de uma ligeira trégua da inflação em julho, ela continua perto de patamares recorde, com o Federal Reserve (Fed) adotando uma estratégia agressiva de aumento dos juros para esfriar a demanda e desacelerar a alta dos preços.
A atividade econômica na Europa também caiu pelo segundo mês seguido, em meio a um aumento renovado dos preços da energia por causa das incertezas quanto à disposição da Rússia de manter seu fornecimento já reduzido de gás natural antes da chegada do inverno no Hemisfério Norte.
A fornecedora estatal de gás russa Gazprom disse na sexta-feira que vai fechar o gasoduto Nord Stream 1para a Alemanha por três dias para manutenção no fim deste mês. Isso elevou os preços do gás em razão de preocupações com a capacidade da Europa de acumular suprimentos suficientes do combustível antes do inverno.
A S&P Global disse que seu índice composto dos gerentes de compras para a zona do euro caiu para 49,2 pontos em agosto, de 49,9 em julho, atingindo o menor patamar em 18 meses. A produção industrial caiu pelo terceiro mês seguido, enquanto o setor de serviços por pouco evitou uma contração. Os negócios nos dois setores registraram uma queda nos novos pedidos, o que indica fraqueza nos próximos meses, enquanto fábricas informaram um aumento dos estoques uma vez que produtos não estão sendo vendidos.
“Esse excesso de estoques sugere pouca perspectiva de incremento da produção industrial no curto prazo”, diz Andrew Harker, economista da S&P Global. O PMI para a Alemanha apontou para o maior declínio da atividade econômica desde junho de 2020, enquanto o indicador na França apontou para a primeira queda desde a primeira onda da covid.
A economia da zona do euro foi atingida pelas consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia há seis meses, uma vez que os preços mais altos de energia e alimentos enfraqueceu o poder de compra das famílias e ameaçou as margens de lucros das empresas. O maior conflito militar no continente em quase oito décadas – e um dos mais longos – também atingiu a confiança das famílias e das empresas.
Mas por enquanto o salto da inflação ainda não conseguiu tirar dos trilhos a recuperação da zona do euro da pandemia, recuperação que tem sido mais lenta nos EUA em parte porque as restrições impostas pelo governo foram levantadas mais tarde. A reabertura de partes da economia que foram total ou parcialmente fechadas durante boa parte de 2021 levou a uma aceleração do crescimento econômico nos três meses até junho, mesmo com a economia americana contraindo pelo segundo trimestre seguido.
O PMI para os prestadores de serviços dos EUA caiu de 47,3 pontos em julho para 44,1 em agosto. As empresas encontraram uma maior hesitação dos clientes em solicitar novos trabalhos, levando a uma grande queda no número de novas encomendas, segundo a S&P Global.
Os prestadores de serviços dos EUA estão aumentando os preços mais lentamente do que fizeram em 17 meses, uma vez que as encomendas menores e a maior concorrência levaram a uma moderação nos preços. Os custos dos insumos também diminuíram para os prestadores de serviços, mas os custos com salários, fornecedores e transporte continuam pesando para as empresas.
A produção industrial americana se contraiu pelo segundo mês seguido, com as empresas enfrentando uma demanda menor e problemas contínuos nas cadeias de suprimentos, embora elas também tenham registrado o menor aumento dos encargos financeiros desde janeiro de 2021.
A temporada de turismo de verão, que está mais próxima da atividade registrada antes da pandemia, poderá proporcionar um crescimento modesto da economia da zona do euro nos três meses até setembro, mas a pesquisa da S&P aponta para uma queda da atividade na indústria do turismo e recreação em agosto.
Isso sugere que a economia da zona do euro pode já estar em contração e economistas duvidam que ela consiga evitar esse destino nos meses finais do ano, uma vez que os preços mais altos da energia darão uma mordida maior nos orçamentos familiares. A duração da gravidade da contração dependerá da escala do golpe sobre os gastos das famílias, e se o racionamento, que reduziria diretamente a produção industrial, se tornará necessário.
Economistas do Barclays acreditam que a economia da zona do euro crescerá neste trimestre e então encolherá nos três meses finais do ano e no primeiro trimestre de 2023. Mas em uma nota a clientes, eles disseram que sua previsão de uma recessão branda “parece cada vez mais otimistas demais” dadas as incertezas sobre a disponibilidade de gás natural.
Estudos da S&P Global indicaram que a atividade no setor privado na Alemanha e Austrália também encolheu em agosto pela primeira vez desde a onda de novos casos de covid-19 no início do ano.
Fonte: Valor Econômico
![china-fabrica-calcados0[1]](https://clipping.ventura.adm.br/wp-content/uploads/2022/08/china-fabrica-calcados01-640x320.jpg)

