O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) está propondo que o Google venda dois de seus produtos de publicidade como forma de restaurar a concorrência no setor de tecnologia de anúncios, conforme consta em um novo processo judicial. A proposta surge após um juiz considerar o Google culpado, no mês passado, de “adquirir e manter intencionalmente poder de monopólio” no mercado de anúncios digitais.
De acordo com o documento apresentado pelo DoJ, o Google deveria se desfazer de seu produto de troca de anúncios AdX, além de realizar uma venda “em fases” do DoubleClick for Publishers (DFP), um servidor de anúncios para editores de sites. O departamento também quer impedir que o Google opere uma plataforma de troca de anúncios por 10 anos após a venda do AdX.
O DoJ alegou que o Google “garantiu que os editores perderiam receitas significativas caso não usassem o AdX”. A gigante das buscas também foi acusada de criar um monopólio ao integrar o AdX ao DFP, obrigando os sites a utilizarem o produto de publicação do próprio Google.
A proposta também determina que o Google abra suas ferramentas de compra de anúncios, incluindo o AdWords, e permita que elas funcionem com todos os produtos de tecnologia de anúncios de terceiros “em condições não discriminatórias no que diz respeito a lances, correspondência, posicionamento de anúncios ou fornecimento de informações, exceto sob instrução expressa do anunciante”.
“Esse conjunto abrangente de medidas corretivas — incluindo a alienação dos monopólios obtidos ilegalmente pelo Google e dos produtos que foram os principais instrumentos do esquema ilegal da empresa — é necessário para encerrar os monopólios do Google, negar à empresa os frutos de suas violações, reintroduzir a concorrência nos mercados de troca de anúncios e servidores de anúncios para editores, e prevenir a reincidência no futuro”, afirma o processo.
Em resposta às propostas, a vice-presidente de assuntos regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland, declarou que as medidas prejudicariam editores e anunciantes.
“O Departamento de Justiça reconheceu que a solução proposta pelo Google para a tecnologia de anúncios aborda totalmente a decisão judicial sobre responsabilidade. As propostas adicionais do DoJ para forçar a alienação de nossas ferramentas de tecnologia de anúncios vão muito além das conclusões do tribunal, não têm base legal e prejudicariam editores e anunciantes”, afirmou Mulholland em comunicado.
Fonte: Tech Crunch

