Por Valor — São Paulo
16/01/2023 10h09 Atualizado há um dia
A crise da energia da Alemanha só deve acabar em 2024, disse o ministro da Economia do país, Robert Habeck, durante evento organizado pelo jornal alemão, “Handelsblatt”.
Ele afirma que caso o país e a Europa consigam superar o inverno do hemisfério norte com níveis aceitáveis de gás natural ainda em reserva, o continente poderá ter um ciclo energético equilibrado neste ano, mas que é cedo para declarar o fim da crise ainda em 2023.
Durante um evento que discutiu a situação da energia na Alemanha, Habeck elogiou a capacidade do país de repor os estoques de gás natural no curto prazo e disse que no momento há um déficit de 30 bilhões de metros cúbicos de fornecimento, mas que existem razões suficientes para acreditar que os preços do gás no próximo inverno europeu serão equilibrados.
A Alemanha foi um dos países mais afetados pela guerra na Ucrânia e pelo corte de fornecimento de gás natural da Rússia, que modificaram a dinâmica do mercado mundial de energia. Berlim importava mais da metade do gás usado no país de Moscou e teve que substituir de fornecedores depois que o Kremlin interrompeu o envio do combustível pelo gasoduto Nord Stream.
Fonte: Valor Econômico


