Votaram a favor do imunizante 21 especialistas, não ocorreram votos contrários e houve apenas uma abstenção, passo que deixa medicamento mais perto de se tornar disponível nos EUA
Por Dow Jones Newswires — Nova York
07/06/2022 21h17 Atualizado há 14 horas
Especialistas em vacinas que aconselham a agência sanitária dos Estados Unidos (Food and Drug Administration – FDA) endossaram o imunizante contra a covid-19 desenvolvida pela Novavax, votando esmagadoramente que os benefícios da vacina superam seus riscos.
Nessa terça-feira (7), 21 pessoas votaram a favor da vacina, enquanto não houve votos contrários e apenas uma abstenção, passo que deixa o medicamento da farmacêutica mais perto de se tornar disponível nos Estados Unidos.
A FDA deve decidir sobre a autorização do uso da vacina contra a covid-19, após meses de atrasos relacionados à fabricação e uma revisão da agência que considerou as doses eficazes, mas levantou uma preocupação de segurança. A decisão da FDA, porém, pode levar semanas.
A equipe da agência sanitária disse, em sua revisão do pedido da Novavax, que deve aprovar os mais recentes processos de fabricação da empresa. Caso a FDA autorize o uso da vacina, os centros de controle e prevenção de doenças irão decidir se recomendam o uso do medicamento, antes que as doses se tornem amplamente disponíveis.
Antes da abertura dos negócios na Nasdaq, em Nova York, as negociações das ações da Novavax foram interrompidas, em antecipação à reunião do painel consultivo da FDA. Segundo a bolsa americana, havia notícias pendentes.
Os papéis voltaram a ser negociados no pós-mercado da Nasdaq, exibindo alta de 0,9%, a US$ 47,97.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2020/z/f/IwyrDcSLCsKStGD74iAA/novavax-vacina-contra-covid19.jpg)
Estudo da Novavax para vacina contra covid-19: imunizante obtém endosso de consultores da agência sanitária dos Estados Unidos — Foto: Reprodução
Fonte: Valor Econômico