Por Valor — São Paulo
25/07/2023 15h59 Atualizado há 17 horas
O Conselho Europeu aprovou nesta terça-feira (25) o pacote de subsídios da União Europeia (UE) para o setor de semicondutores, medida adotada pelo bloco para rivalizar com pacote semelhante aprovado pelos Estados Unidos e aumentar a competitividade dos países europeus no setor, dominado pela Ásia.
O novo pacote de subsídios irá destinar 43 bilhões de euros em recursos públicos e privados – cerca de 3,3 bilhões de euros virão do orçamento da UE – para investimentos na indústria de semicondutores na UE. O objetivo é usar o dinheiro para iniciar investimentos em novas fábricas de chips, dobrando a participação do bloco na produção global de semicondutores para 20% até 2030.
“Com o novo pacote, a Europa será pioneira na disputa mundial por semicondutores. Já podemos vê-lo em ação com novas fábricas, novos investimentos e novos projetos de pesquisa”, disse Héctor Gómez Hernández, ministro espanhol da Indústria, Comércio e Turismo, em fala publicada no site da UE.
Para entrar em vigor, o pacote de subsídios será assinado pelo Presidente do Parlamento Europeu e pelo Presidente do Conselho e depois será publicado no Jornal Oficial da União Europeia, entrando em vigor três dias após a publicação.
Fonte: Valor Econômico