O Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje sua primeira resolução que apoia um plano de cessar-fogo visando acabar com a guerra de oito meses entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.
A resolução, que foi aprovada pelos países-membros do Conselho com 14 votos a favor e a abstenção da Rússia, acolhe uma proposta de cessar-fogo anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
O documento ainda pressiona Israel e Hamas a aceitar o plano de três fases do acordo e a “implementar plenamente seus termos sem demora e sem condições”.
Mais cedo, o embaixador adjunto dos EUA, Robert Wood, disse aos repórteres que os EUA queriam garantir que todos os 15 membros do Conselho de Segurança estivessem a bordo para apoiar o que ele descreveu como “a melhor, mais realista oportunidade de trazer pelo menos uma pausa temporária para esta guerra.”
Segundo a resolução, os EUA, o Catar e o Egito iriam “trabalhar para garantir que as negociações continuem até que todos os acordos sejam alcançados e a segunda fase possa começar”.
Ainda não está claro se tanto Israel quanto o Hamas devem concordar com o plano de cessar-fogo, mas o forte apoio da resolução no corpo mais poderoso da ONU aumenta a pressão sobre ambas as partes para aprovarem a proposta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2022/c/o/JGZTpBSm6XHrAYtLohYg/ap22273713976813.jpg)
Fonte: Valor Econômico

