O índice de confiança do consumidor dos Estados Unidos medido pelo Conference Board caiu de 98 pontos em maio para 93 em junho, informou a instituição nesta terça-feira (24). O resultado veio abaixo da expectativa de alguns analistas. A queda na confiança em junho foi compartilhada por todas as faixas etárias e quase todas as faixas de renda. Ela também foi compartilhada por todas as filiações políticas, com o maior declínio entre os republicanos.
O índice de condições atuais, baseado em avaliações de consumidores sobre a situação dos negócios e do mercado de trabalho, caiu de 135,9 em maio para 129,1 em junho. O índice de expectativas de consumidores recuou de 72,8 para 69 pontos. Uma leitura abaixo do limite de 80 geralmente sinaliza uma recessão à frente.
A confiança do consumidor enfraqueceu em junho, anulando quase metade dos fortes ganhos de maio, afirmou Stephanie Guichard, economista sênior de indicadores globais do Conference Board.
“Os consumidores estavam menos otimistas em relação às condições atuais de negócios do que em maio. Sua avaliação da disponibilidade atual de empregos enfraqueceu pelo sexto mês consecutivo, mas permaneceu em território positivo, em linha com o mercado de trabalho ainda sólido”, disse.
A economista ainda disse que os três componentes do Índice de Expectativas — condições de negócios, perspectivas de emprego e renda futura — enfraqueceram.
“Os consumidores estavam mais pessimistas em relação às condições de negócios e à disponibilidade de empregos nos próximos seis meses, e o otimismo em relação às perspectivas futuras de renda diminuiu ligeiramente”, acrescentou.
Fonte: Valor Econômico


