Em painel do SXSW 2025, Arvind Krishna prevê que, em quatro anos, supercomputadores quânticos atuarão da descarbonização à descoberta de novos medicamentos
Nos próximos quatro anos, a computação quântica promete avanços surpreendentes em segmentos que vão da indústria farmacêutica à descarbonização, anunciou o presidente e executivo-chefe (CEO) global da IBM, Arvind Krishna, na tarde desta terça-feira (11), durante o evento de inovação e cultura SXSW 2025, em Austin, no Texas (EUA).
“Estou muito animado com a computação quântica”, disse Krishna em uma conversa com o jornalista Jon Fortt, da rede americana CNBC. “Vou te dizer que ela vai te surpreender antes que essa década acabe”, completou o executivo.
A computação quântica usa equipamentos de computação e algoritmos que tiram proveito da mecânica quântica para resolver problemas complexos que computadores clássicos, bem como de supercomputadores que não conseguem ou não têm rapidez suficiente para resolver. “Pense nisso como uma aula de álgebra do ensino médio com esteroides”, brincou o executivo da IBM ao ser desafiado pela plateia a explicar a tecnologia da forma mais simples possível.
Krishna prevê que a computação quântica traga transformações em “descarbonização, otimização de preços, talvez em fertilizantes e alimentos”, bem como na descoberta de novos materiais e moléculas simples, que são as “bases de 90% de todos os produtos farmacêuticos”.
Além da IBM, as gigantes de tecnologia americanas Alphabet, controladora do Google, Amazon e Microsoft aceleram suas áreas de computação quântica. Entre dezembro e o fim de fevereiro, as três “Big Techs” lançaram chips próprios para seus supercomputadores quânticos.
Indústria de tecnologia dos EUA está aberta a talentos de todo o mundo, diz governador de Illinois
O governador do Estado de Illinois, Jay Robert Pritzker, também se juntou a Krishna e a Fortt, em determinado momento do painel.
Ele comentou sobre a construção do Centro Nacional de Algoritmo Quântico dentro do Parque de Quantum e Microeletrônica de Illinois (IQMP, na sigla em inglês) em Chicago, anunciado em dezembro com o apoio da IBM. Em 2019, durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump, Pritzker destacou que o Estado de Illinois investiu US$ 200 milhões em pesquisa e desenvolvimento de computação quântica.
“Estou esperançoso de que a administração [Trump], agora, que está em seu segundo mandato, continuará a ver o quantum como um investimento importante que temos para liderar no mundo em termos de desenvolvimento de [inteligência artificial] IA e quantum”, disse Pritzker. “Isso vai determinar se nossa economia continuará a ser líder ou não no próximo século”, destacou.
Questionado por Fortt, da CNBC, se a atração de talentos globais de tecnologia pode ser afetada pelas políticas restritivas de Trump à imigração, o governador republicano sinalizou que o mercado americano seguirá aberto a talentos de tecnologia de outros países. “Queremos que as pessoas venham aqui [aos EUA], tragam seu talento com elas e apliquem esse talento”, disse Pritzker. “Então, deveríamos ser um centro internacional de talentos e deveríamos ter políticas que acompanhem isso”.
*A repórter viajou ao SXSW convite da Unico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/r/7/OA476pRAGRWiFYKkXkUw/img-8492.jpg)