Por Matheus Prado, Valor — São Paulo
19/01/2023 15h22 Atualizado há 13 horas
Com dívidas de cerca de R$ 43 bilhões, a Americanas protocolou pedido de recuperação judicial (RJ) nesta quinta-feira, o que terá impacto direto nas ações da empresa. Segundo a metodologia da B3, as ações ordinárias da companhia precisariam ser retiradas de todos os índices da bolsa, inclusive o Ibovespa, se ou quando a RJ fosse sancionada.
O pedido de recuperação judicial foi acatado pela Justiça ainda na tarde de quinta-feira. No fim do dia, no entanto, a B3 informou que nesta sexta-feira, dia 20, a ação da varejista ainda seguirá negociada normalmente, mas passa a ser listada sob o título de “Recuperação Judicial”.
Após o encerramento do pregão de sexta-feira, a ação será retirada da carteira dos seguintes índices: IBOV, IGCX, ICO2, ICON, IBXX, IGCT, IGNM, IBRA, IVBX, ISEE (ISE B3), ITAG, SMLL, IBXL e GPTW, informou a B3.
Adicionalmente, a ação passará a ter suas informações publicadas num segmento especial denominado “Recuperação Judicial” no Boletim Diário de Informações.
Desde o fato relevante que apontou inconsistências no balanço da varejista, na última quinta-feira, o papel já perdeu cerca de 89% do seu valor. Apenas hoje, a ação perdeu mais 42,53% e encerrou o dia a R$ 1, enquanto o Ibovespa fechou em alta de 0,62%, aos 112.922 pontos.
Fonte: Valor Econômico


