Sem uma abertura de capital desde 2021 e com empresas revendo suas listagens, o saldo da B3 segue negativo no ano. Já foram nove fechamentos de capital e, com mais duas operações anunciadas hoje, Gol e Banco Pan também deixarão de ter seus papéis negociados por diferentes estratégias.
A Gol convocou uma AGE para 4 de novembro, confirmando o que era esperado desde a criação em 2022 da Abra, holding que controla também a colombiana Avianca. Após o Chapter 11 da brasileira nos Estados Unidos, a Abra elevou sua participação de 52% para 80%, reduzindo drasticamente o free float e diluindo minoritários.
O movimento é simbólico também porque a aérea foi uma das que lideraram a retomada de IPOs na então Bovespa, em 2004, após uma seca de quase sete anos. Timidamente, o processo havia se iniciado em 2002, com o IPO da CCR, caso isolado até a chegada de Natura, Gol e América Latina Logística (ALL) – incorporada pela Rumo, da Cosan, em 2015 – dois anos depois.
No caso do Pan, o controlador BTG Pactual vai incorporar o negócio. O BTG dará uma fração de 0,2128 da sua unit por preferencial da controlada em operação que deve ser concluída até o fim do ano, após aprovação em assembleia. O banco abriu capital em 2007, ainda como Panamericano e sob controle do Grupo Silvio Santos, que vendeu a instituição, em dificuldades, em 2011.
O último IPO registrado na bolsa brasileira foi do Nubank, com listagem dos seus BDRs na B3. Somente naquele distante 2021, 46 empresas estrearam ou reestrearam na bolsa, ante as 28 de 2020, números comparáveis apenas ao recorde de 64 empresas em 2007 e às 26 de 2006.
De lá para cá, no sentido inverso, 42 empresas fecharam capital por meio de OPAs registradas na CVM, nove somente em 2025, incluindo nomes conhecidos como Zamp, Santos Brasil, Kora Saúde, Eletromídia e Serena Energia. Atualmente, 439 empresas tem ações listadas na B3.
Em 2021, a Gol já havia fechado capital da Smiles – oito anos após o IPO –, em processo controverso na relação com os minoritários. O fechamento de capital na B3 abre espaço para listagem da Abra no exterior. Os acionistas da Gol poderão aderir à OPA ou se manter como sócios minoritários do grupo com capital fechado.
Fonte: Pipeline

