Por Nikkei Asia — Seul
01/09/2023 16h26 Atualizado há 2 dias
A China e a Coreia do Sul concordaram em trabalhar em conjunto para restabelecer os diálogos intergovernamentais com o Japão, procurando realizar uma cúpula trilateral entre os líderes dos países.
O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Park Jin, e o chanceler chinês, Wang Yi, chegaram a um acordo sobre a necessidade de um diálogo trilateral durante uma ligação telefônica de aproximadamente 80 minutos na quinta-feira.
Cho Hyun-dong, embaixador da Coreia do Sul nos Estados Unidos, também disse na terça-feira que Seul está consultando Tóquio e Pequim para uma cúpula trilateral de líderes na Coreia do Sul até o final do ano. A última cúpula trilateral foi realizada em 2019.
Durante a ligação de quinta-feira, Park e Wang concordaram em realizar visitas de ministros das Relações Exteriores em “nível diplomático”, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul.
Os dois lados também promoverão intercâmbios entre funcionários de governo de alto escalão para construir um “relacionamento sólido e maduro”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul.
Park e Wang também discutiram as tentativas de lançamento de satélites espiões da Coreia do Norte, bem como os testes de disparo de mísseis balísticos de curto alcance por Pyongyang.
O chanceler sul-coreano apelou à China para assumir um papel construtivo na desnuclearização da Coreia do Norte. Seul procura cooperar com a China na implementação das sanções adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU, disse ele.
O governo do presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, busca aumentar as áreas de cooperação com o Japão e os EUA. Ao mesmo tempo, Seul deixou claro que tomará uma posição decisiva nas questões de segurança que envolvem a China.
Alguns na Coreia do Sul apelaram ao governo para aliviar a postura de confronto em relação à China e gerir melhor as relações econômicas.
Fonte: Valor Econômico