2 Mar 2023
O Partido Comunista da China quer que as pessoas se lembrem de como ele lidou com a pandemia de covid-19 da seguinte maneira: tratou-se de um “milagre na história humana”. Todas as medidas que o governo impôs tiveram fundamento científico e foram apoiadas pelas massas – e, em última instância, “completamente corretas”.
O partido está empreendendo uma ambiciosa campanha de propaganda com objetivo de reescrever a história na memória do público a respeito da “covid zero”, a política do líder chinês, Xi Jinping, que ajudou a conter o vírus por quase três anos, mas chegou a extremos que sufocaram a economia e ocasionaram ampla oposição.
O partido transmite sua mensagem em um momento de tensões elevadas com os EUA, em razão da maneira com que a China lidou com a pandemia, incluindo o segredo com que Pequim cercou as investigações sobre as origens do novo coronavírus.
A China não reconhece nenhum erro da política de “covid zero”, em que as autoridades colocaram centenas de milhões de pessoas sob alguma forma de lockdown. Também está ausente da narrativa o caos que se seguiu ao desmantelamento abrupto da política, no início de dezembro, que sobrecarregou hospitais e crematórios despreparados para a explosão dos números de novas infecções e mortes.
Em vez disso, conforme a onda pandêmica recua, o partido declarou que seus esforços levaram a China para uma “vitória decisiva” sobre o vírus, com o menor índice de mortes por covid entre todos os países do planeta.
PRISÕES. Nos meses recentes, as autoridades chinesas também têm silenciosamente prendido várias pessoas que participaram dos protestos contra a “covid zero” que se espalharam pelo país em novembro, no maior desafio à liderança autoritária desde as manifestações pró-democracia na Praça Tiananmen, em 1989.
Analistas afirmam que a campanha tem como objetivo esmagar qualquer ressentimento a respeito do fato de a China ter pagado um preço enorme em perdas econômicas e consequências de saúde devastadoras, particularmente entre os adultos mais velhos.
Fonte: O Estado de S. Paulo

