A eleição ocorrerá após a fundação que controla a empresa ter forçado uma reformulação depois que a gigante farmacêutica perdeu a liderança no mercado de medicamentos para obesidade
A Novo Nordisk informou que Mikael Dolsten decidiu desistir de sua candidatura ao Conselho de Administração da empresa por motivos pessoais.
A farmacêutica dinamarquesa realizará uma assembleia extraordinária de acionistas nesta sexta-feira para votar a nomeação de um novo Conselho, após a fundação sem fins lucrativos que controla a empresa ter forçado uma reformulação depois que a gigante farmacêutica perdeu a liderança no mercado de medicamentos para obesidade.
“Acreditamos que agora é o momento de trazer novas competências, novas perspectivas e visões para o Conselho”, disse Lars Rebien Sorensen, presidente da Fundação Novo Nordisk e ex-CEO da Novo Nordisk, em uma teleconferência com jornalistas no mês passado.
A fundação havia proposto a eleição de um novo presidente e seis novos membros para o Conselho, para substituir os sete diretores atuais. Cinco diretores permanecerão no Conselho.
Mikael Dolsten, que atuava mais recentemente como chefe de pesquisa e desenvolvimento da Pfizer, era um dos diretores que a fundação havia proposto para integrar o conselho, mas agora informou à empresa que não buscará a eleição.
“Apesar de seu desejo de participar, ele decidiu retirar sua candidatura ao conselho de administração da Novo Nordisk, tanto como membro quanto como observador, devido a circunstâncias pessoais recentes não relacionadas à Novo Nordisk e à Fundação Novo Nordisk”, disse a farmacêutica em um comunicado divulgado na noite de quinta-feira.
A Fundação Novo Nordisk não indicará um substituto para Dolsten. Em vez disso, espera que o novo conselho busque e nomeie um membro adicional na assembleia geral do próximo ano.
Já se esperava que dois novos membros adicionais fossem indicados para eleição na assembleia do próximo ano, mas agora serão três.
Os acionistas votarão na sexta-feira sobre a nomeação de Lars Rebien Sorensen como presidente, Cees de Jong como vice-presidente e Britt Meelby Jensen e Stephan Engels como membros do conselho.
Os atuais membros do conselho Kasim Kutay, Elisabeth Dahl Christensen, Liselotte Hyveled, Mette Bojer Jensen e Thomas Rantzau permanecem em seus cargos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/m/c/C31vCNREArZseNnWEo8A/novo-nordisk-farmaceutica-dinamarques-fabricante-do-ozempic-rep.jpg)
Fonte: Valor Econômico