2023-10-24 11:52:29.590 GMT
Por Fernando Travaglini
(Bloomberg) — Nesta terça-feira, os deputados analisam o projeto de lei que muda a tributação dos fundos exclusivos e offshore. Os governistas tentaram antecipar a votação na semana passada, mas divergências sobre alíquotas e a ausência de Arthur Lira fizeram com que a proposta fosse adiada. A tendência agora é que a proposta seja aprovada, em sinal da cúpula da casa para o governo antes das nomeações de aliados para cargos na Caixa, de acordo com o Globo, que não revela como obteve a informação.
Indicação para a Caixa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ratificar ainda esta semana a nomeação de um indicado do presidente da Câmara, Arthur Lira, para a presidência da Caixa Econômica Federal, diz a Folha, que cita auxiliares de Lula não identificados. Lira teria indicado um funcionário de carreira do banco, Carlos Antônio Vieira Fernandes, para suceder a atual presidente, Rita Serrano. Fernandes integra os quadros do banco e já comandou a Funcef. Lula e Lira devem se reunir para fechar detalhes e também discutir a vice-presidência de Habitação Social, que coordena pagamentos do Minha Casa, Minha Vida, de acordo com a reportagem.
Tributária e desoneração da folha
O relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga, prometeu entregar hoje seu parecer. A votação na CCJ está prevista para o dia 7 de novembro. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que concordou em aumentar um pouco o valor do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), criado pela reforma, como forma de angariar o apoio dos governadores, segundo o Valor.
Senadores devem votar o projeto que prorroga a desoneração da folha de 17 setores. O relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), estendeu a medida a municípios com a população inferior a 142,6 mil habitantes. O governo resiste a essa mudança, segundo os jornais.
Professor e servidor para o BC
As indicações do governo para duas diretorias do Banco Central saem ainda nesta semana, disse o ministro Fernando Haddad, em entrevista a jornalistas nesta segunda. Os nomes foram aprovados pelo presidente Lula, acrescentou.
Em conversas com aliados, Haddad teria afirmado que se trata de um professor universitário com experiência em inflação e um funcionário de carreira do BC, com mais de 20 anos de casa, de acordo com o Valor, que não revela como obteve as informações. O objetivo é acelerar o processo para que eles sejam sabatinados ainda neste ano, antes do recesso parlamentar, segundo a reportagem.
Outros destaques
- Frente Parlamentar da Agropecuária quer derrubar veto ao marco temporal das terras indígenas: Agência Câmara
Manchetes dos jornais
- O Estado de S. Paulo
** Melhora do emprego formal se concentra na baixa qualificação - Folha de S.Paulo
** Após morte de miliciano, 35 ônibus são atacados no RJ - O Globo
** Após morte de miliciano, crime aterroriza Zona Oeste - Valor Econômico
** Ações da Petrobras caem mais de 6%, com receio de indicações políticas e dividendo menor
Fonte: Bloomberg