Por Victor Rezende, Valor — São Paulo
30/06/2023 12h01 Atualizado há 2 dias
As projeções de inflação do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e o tom da coletiva de imprensa do presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, ontem, reforçaram a percepção dos economistas do BTG Pactual de que a Selic deve começar a ser reduzida em agosto. Para eles, inclusive, é possível que haja espaço para uma redução de 0,5 ponto nos juros na próxima reunião do Copom.
“Neste momento, o tom geral e a estratégia do Copom, com um grupo predominante avaliando um processo parcimonioso de inflexão da política na próxima reunião, indicam um ciclo que se inicia com um corte de 0,25 ponto. Mas pode haver espaço para um movimento inicial maior (0,5 ponto)”, dizem os economistas Claudio Ferraz, Bruno Balassiano e Bruno Martins em nota enviada a clientes.
Para eles, a possibilidade de uma redução de 0,5 ponto pode se dar “em função da postura altamente restritiva da política monetária e, principalmente, se assistirmos a uma reancoragem mais rápida e intensa das expectativas, acompanhada de uma melhora ainda maior nas medidas de núcleo e de uma visão mais clara da desaceleração econômica”.
Fonte: Valor Econômico
