O ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan demonstrou otimismo com o cenário econômico brasileiro, ainda que, na sua visão, as relações entre os Poderes pareçam às vezes turbulentas. Apesar do ceticismo entre agentes do mercado em relação à política fiscal, Furlan também disse que o país está no caminho da retomada do grau de investimento.
“O Brasil vai bem. O Brasil está crescendo, o desemprego está caindo, as reformas estão andando graças a essa coalizão que parece às vezes turbulenta entre os Poderes. As exportações continuam muito ativas e, com a inflação módica, os juros estão caindo também”, afirmou Furlan, chairman do Lide, em evento promovido pelo grupo em Nova York durante a chamada “Semana do Brasil”. “Estamos no caminho da retomada do AAA+”, acrescentou, referindo-se ao grau de investimento.
Nos últimos meses, as agências de classificação de risco elevaram a nota soberana do Brasil, a despeito de dúvidas de setores do mercado em relação à política fiscal. Para especialistas do mercado, o retorno do país para o grau de investimento não tende a ocorrer no curto prazo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2022/r/L/MWVN4KQuAyEakUVKXA3g/29agr-100-pipebrf-b10-img01.jpg)
Luiz Fernando Furlan (foto de arquivo) — Foto: Regis Filho/Valor
fonte: valor econômico

