Investidores aguardam divulgação da ata da reunião de novembro do Federal Reserve
Por Eduardo Magossi, Valor — São Paulo
As bolsas da Europa fecharam perto da estabilidade, com pouca oscilação, mas sem direção definida. Em dia de poucos catalisadores, os investidores esperam pela divulgação da ata da reunião de novembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) amanhã, que deve reforçar o sentimento de que o Federal Reserve (Fed) já encerrou seu ciclo embora as autoridades devam reiterar no texto que seguem compromissados no combate a inflação.
Mas mesmo quando há alguns comentários mais altistas, o mercado tem ignorado, ressaltou hoje o economista-chefe do UBS, Paul Donovan. “Eles (os banqueiros centrais) diriam isso mesmo, não diriam?”, disse Donovam imitando o comportamento do mercado.
O índice Stoxx fechou em ligeira alta de 0,10% a 456,26 pontos. A bolsa de Londres caiu 0,11% a 7.496.36, o Frankfurt também perdeu 0,11% a 15.901,33 pontos e Paris subiu 0,18% a 7.246,93.
Suporte veio de ação das petroleiras, que sobem acompanhando a alta de cerca de 3% do petróleo. Shell subiu 1,25% e BP Avançou 0,58%. No vermelho, a Bayer perdeu quase 20% depois de cancelar os testes com um medicamento anticoagulante. Já o banco suíço Julius Baer caiu 12% depois de fazer provisão de 82 milhões de francos suíços para se proteger de default de empréstimos.
Na Alemanha, o índice de preços ao produtor de de outubro caiu 11% em base anual. Na China, o banco central deixou as taxas de juros inalteradas.
Já o sentimento do mercado medido pelo CME Group continua mostrando quase 100% de chances de manutenção dos juros no atual patamar de 5,25% a 5,50% nos EUA nas reuniões tanto de dezembro como em janeiro, e esperam majoritariamente um primeiro corte em maio.
“Embora o clima de ‘esperar para ver’ tenha diminuído, a confiança ainda borbulha silenciosamente de que cortes nas taxas de juros podem estar no horizonte”, disse a analista da corretora Hargreaves Lansdown, Susannah Streeter.
Fonte: Valor Econômico