Em julho de 2025, a equipe entrevistou 140 allocators que investem ou aconselham sobre mais de US$ 960 bilhões em ativos de hedge funds, bem como 137 gestores de hedge funds que administram US$ 700 bilhões em ativos. Este relatório traz insights sobre performance dos hedge funds, alocação de ativos e demanda regional.
A seguir estão os quatro principais achados da pesquisa, destacando o estado atual da indústria de hedge funds.
“A primeira metade de 2025 mostrou verdadeiro ímpeto: os hedge funds estão entregando os retornos-alvo, a Europa está atraindo capital e a estratégia de quant equity é a que deve ser observada.”
— Marlin Naidoo, Global Head of Capital Introduction
1. Performance dos hedge funds no caminho certo
Os hedge funds estão no rumo de entregar seu retorno-alvo de 9,34% para 2025. As estratégias com melhor desempenho foram:
- Quant equity: +6,73%
- Event-driven: +6,66%
- Quant multi-strategy: +6,56%
Essas estratégias tiveram sucesso por sua capacidade de se adaptar às condições de mercado em mudança. O quant equity, em particular, conseguiu capitalizar tendências de mercado. No geral, a performance dos hedge funds foi forte no primeiro semestre de 2025, um sinal positivo para a indústria.
2. Europa em destaque
A Europa foi a principal região para allocators no primeiro semestre de 2025, com 37% deles aumentando suas exposições na região. Os gestores europeus receberam mais de 50% dos fluxos líquidos, segundo a pesquisa.
A tendência deve continuar no segundo semestre, com 33% dos allocators planejando aumentar ainda mais a exposição na Europa. O forte crescimento econômico da região e valuations atrativos a tornaram um destino chamativo para investidores. Além disso, o mercado europeu oferece uma ampla gama de oportunidades, desde empresas estabelecidas até startups emergentes.
3. Bancos privados lideram o movimento
Os bancos privados e wealth managers aumentaram seus ativos em hedge funds em mais de 10% no primeiro semestre de 2025 – o maior crescimento percentual entre todos os tipos de allocators.
Esse aumento significativo foi impulsionado pelo desejo de diversificar portfólios e gerar retornos em um ambiente de baixo yield. Como resultado, os bancos privados se tornaram um motor central de crescimento da indústria de hedge funds.
4. Trading tático domina
As estratégias de trading tático, como discretionary macro e quant equity, estiveram entre as mais populares entre allocators no primeiro semestre de 2025.
- Discretionary macro foi a principal estratégia de alocação no período.
- Quant equity é esperado como a estratégia mais demandada no segundo semestre do ano.
Essas estratégias oferecem flexibilidade e agilidade aos investidores, características essenciais nos mercados acelerados de hoje.
Fonte: BNP Paribas Insights
Traduzido via ChatGPT

