A Qatar Investment Authority está fazendo parceria com a Blue Owl Capital Inc. para financiar e investir em data centers, marcando a aposta mais recente do fundo soberano no setor em expansão de inteligência artificial.
A nova plataforma de infraestrutura digital será lançada com mais de $3 bilhões em ativos de data center, disseram as empresas na quinta-feira, com planos de expansão à medida que a demanda por poder de computação e armazenamento de dados se acelera. A QIA está comprometendo cerca de $1 bilhão em novo capital próprio para a joint venture, segundo pessoas a par do assunto, que pediram para não serem identificadas ao discutir informações confidenciais.
A contribuição inicial do fundo soberano de $524 bilhões se tornará a base para um permanent capital vehicle [veículo de capital permanente] para escalar a oportunidade em data centers globalmente, disse Marc Lipschultz, co–chief executive officer da Blue Owl. “Pense nisso como uma espécie de capital semente, embora o montante esteja na casa dos bilhões”, afirmou em entrevista.
Representantes da QIA recusaram comentar a dimensão do compromisso de capital próprio do fundo soberano.
Empresas como Nvidia Corp., Meta Platforms Inc. e a xAI Corp. de Elon Musk comprometeram bilhões em data centers e infraestrutura relacionada para sustentar o boom de IA. O Morgan Stanley estima que tais investimentos possam superar $3 trilhões nos próximos três anos.
O pipeline da Blue Owl no espaço de data centers “é estimado em centenas de bilhões de dólares”, disse Lipschultz.
A QIA, que investe em data centers desde 2017, vem aumentando de forma constante sua exposição à IA. No início deste mês, juntou-se a uma rodada de financiamento de $13 bilhões da Anthropic que avaliou a startup em $183 bilhões. O fundo também apoiou empresas como a Databricks Inc., recentemente avaliada em mais de $100 bilhões, e a xAI.
Um executivo sênior disse à Bloomberg News que a QIA espera concluir até 25 operações em tecnologia neste ano e no próximo.
Os EUA surgiram como foco central da estratégia global de tecnologia do fundo. A QIA se comprometeu a investir $500 bilhões nos EUA ao longo da próxima década, à medida que seus cofres abastecidos por gás aumentam ainda mais, posicionando-a como uma força ainda mais proeminente no Vale do Silício.
A parceria com a Blue Owl “está alinhada com a estratégia da QIA de se engajar com empresas globais líderes que estão atendendo à crescente demanda mundial por data centers”, disse o CEO do fundo, Mohammed Al-Sowaidi, no comunicado.
Lipschultz observou que a parceria não é exclusiva. “Estamos tendo algumas conversas que podem levar outros a se juntarem à plataforma, mas nós e a QIA estamos desbravando isso”, disse.
Veterano de mais de duas décadas na KKR & Co., Lipschultz cofundou a Owl Rock Capital Partners em 2015. A Blue Owl foi formada em 2021, quando a Owl Rock e a Dyal Capital Partners se fundiram com a Altimar Acquisition Corp., uma blank-check company [SPAC/empresa de cheque em branco].
Em junho, a gestora de ativos alternativos havia levantado $39 bilhões para sua estratégia de infraestrutura digital e investido em 104 instalações em 28 mercados. Mais recentemente, juntou-se à Pacific Investment Management Co. no financiamento de $29 bilhões da Meta.
A firma de $284 bilhões com sede em Nova York também tem outros vínculos com o Oriente Médio. A Mubadala Investment Co., de Abu Dhabi, comprometeu $1 bilhão com sua unidade de crédito para tecnologia em 2023, enquanto a Lunate, uma investidora alternativa de $110 bilhões, fez parceria com a Blue Owl em 2024 para comprar participações minoritárias em gestoras de ativos de médio porte.
Fonte: Bloomberg
Traduzido via ChatGPT

