O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira (7) que garantiu ao presidente eleito Donald Trump que sua equipe fará uma transição de governo pacífica e organizada para que não haja contratempos. Em seu primeiro discurso após a eleição presidencial, Biden também defendeu a integridade do sistema eleitoral americano e reconheceu o momento “difícil” do Partido Democrata.
“Ontem, falei com o presidente eleito Trump para parabenizá-lo por sua vitória”, disse Biden na Casa Branca. “Assegurei a ele que direcionei todo o meu governo para trabalhar com sua equipe para garantir uma transição pacífica e ordeira. É isso que o povo americano merece”.
Durante o pronunciamento, o presidente também falou sobre sua confiança no sistema eleitoral americano, afirmando que espera que a reeleição de Trump acabe com as dúvidas sobre a imparcialidade das eleições.
“Algo que esperamos que possamos fazer, não importa em quem você votou, é ver uns aos outros não como adversários, mas como companheiros americanos. Abaixe a temperatura”, disse Biden. “Espero também que possamos acabar com a questão sobre a integridade do sistema eleitoral americano. Ele é honesto, é justo, é transparente e pode ser confiável, ganhando ou perdendo.”
Biden acrescentou que esperava que a população americana restaure o respeito por todos os trabalhadores eleitorais. A segurança do sistema eleitoral americano foi questionada por Trump e seus eleitores após a derrota do republicano para Biden na eleição de 2020.
“Devemos agradecer esses profissionais por equipar os locais de votação, contar os votos e proteger a integridade da eleição”, disse. “Assim como eles fizeram seu dever como cidadãos, eu farei meu dever como presidente. Cumprirei meu juramento e honrarei a constituição. Em 20 de janeiro, teremos uma transferência pacífica de poder aqui nos Estados Unidos”, finalizou.
Ao encerrar seu discurso, Biden dirigiu algumas palavras aos seus colegas do Partido Democrata, reconhecendo o momento difícil que vive o partido, após perder a presidência e a maioria no Senado na eleição.
“Eu sei que é um momento difícil, mas não se esqueça, não se esqueça de tudo o que conquistamos. Foi uma presidência histórica, não porque eu sou presidente, pelo que fizemos, pelo que vocês fizeram”, disse Biden. “Juntos, mudamos os EUA para melhor. Agora, temos 74 dias para terminar o mandato, nosso mandato. Vamos fazer cada dia valer a pena. Essa é a responsabilidade que temos com o povo americano”.
Fonte: Valor Econômico

