Por Victor Rezende, Valor — São Paulo
05/07/2023 14h45 Atualizado há 18 horas
Diante de mudanças na comunicação do Banco Central, o Barclays antecipou sua expectativa para o início do ciclo de flexibilização monetária de setembro para agosto e espera que a Selic encerre o ano em 12% e que chegue a 9,5% no terceiro trimestre de 2024. “Os núcleos de inflação persistentes e um mercado de trabalho apertado devem impedir o Copom de reduzir os juros tão rapidamente e na mesma intensidade quanto no ciclo de 2016 a 2018”, aponta o economista-chefe para Brasil do banco britânico, Roberto Secemski, em relatório enviado a clientes.
“Conceitualmente, estamos do lado da minoria da diretoria do Copom, porque vemos uma dinâmica persistente dos núcleos de inflação (apesar de alguma melhora circunstancial nas próximas leituras de inflação, em parte por causa de um desconto temporário nos preços de automóveis) combinada com um resiliente (e apertado) mercado de trabalho como argumentos para ‘cautela e parcimônia’”, aponta Secemski. Ele, porém, ressalta que o sarrafo está bastante elevado para que o Copom não entregue um corte parcimonioso nos juros telegrafado na ata.
“Esperamos, portanto, um corte de 0,25 ponto percentual em agosto, a ser seguido por reduções de 0,5 ponto a partir de setembro, o que levará a Selic para 12% no fim de 2023, ante nossa projeção anterior de 12,5%”, afirma o economista. O juro básico projetado no fim do ciclo passou de 10,5% para 9,5%.
Para Secemski, a escolha de um corte de apenas 0,25 ponto em agosto “seria coerente com o ‘processo parcimonioso’ descrito na ata”. “Achamos que isso seria um compromisso entre um comitê dividido, especialmente se a discordância sobre um corte anterior vier do segmento mais técnico do Copom, como especula a imprensa local”, enfatiza o economista do Barclays. Ele, porém, ressalta que o campo dovish do colegiado deve ser reforçado com a chegada de dois novos diretores — Gabriel Galípolo e Aílton Aquino —, cujos nomes foram aprovados pelo Senado ontem.
Fonte: Valor Econômico

