Por Larissa Garcia, Valor — Brasília
07/04/2022 15h38 Atualizado 07/04/2022
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira que a autoridade monetária controla a Selic, mas não a estrutura de juros. Segundo ele, “movimentos de credibilidade” trazem esse equilíbrio.
“Vemos uma queda na curva longa de juros, que mostra a a trajetória com a credibilidade que você precisa ter”, disse em evento da Legend Investimentos. “Lembrando que o Banco Central controla a Selic, mas não controla a estrutura de juros. Ela precisa ser controlada através de movimentos de credibilidade. A credibilidade é o que faz você atingir esse equilíbrio”, complementou.
Campos afirmou que mais países emergentes estão em processo de aperto monetário. “Na última apresentação não víamos nenhum país acima da taxa neutra, agora vemos alguns. O Brasil foi o primeiro a fazer esse movimento”, destacou.
O titular do BC destacou que o Chile faz processo mais acelerado de aperto monetário e que em geral emergentes estão em movimento de “levar para o campo mais restritivo” os juros.
Fonte: Valor Econômico

