A atividade industrial dos Estados Unidos desacelerou em julho, de acordo com dois indicadores divulgados hoje. Dois índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês), um calculado pelo S&P Global e outro pelo ISM, tiveram pontuação que indica contração na atividade. Na metodologia de ambos, contagens abaixo de 50 indicam contração e, acima, expansão.
O PMI industrial calculado pelo S&P Global voltou ao território contracionista ao cair de 51,6 pontos em junho para 49,6 em julho.
O início do terceiro trimestre teve uma deterioração nas condições dos negócios, com os novos pedidos diminuindo pela primeira vez em três meses. A reposição quase recorde de estoques de produtos acabados ajudou a manter o aumento da produção, embora o ritmo de expansão tenha sido apenas marginal. A oferta de emprego também aumentou a um ritmo mais lento. Os preços dos produtos aumentaram apenas marginalmente e no ritmo mais lento em um ano, apesar de um novo aumento acentuado no custo da matéria-prima.
“As condições de negócios pioraram em julho, registrando a primeira queda em novos pedidos desde abril causou uma quase estagnação na produção. A atividade de compras está caindo e as contratações diminuíram em meio a preocupações com um desempenho de vendas mais fraco do que o previsto”, disse Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global Market Intelligence.
O PMI do setor industrial dos Estados Unidos calculado pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM) recuou a 46,8 pontos em julho, de 48,5 em junho. O resultado ficou abaixo dos 48,9 pontos previstos por analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.
Dentre os componentes do PMI, o índice de preços avançou de 52,1 a 52,9 pontos no período citado. Já o índice de importações foi de 48,5 a 48,6 pontos, e o de estoques recuou de 45,4 a 44,5 pontos. As novas encomendas caíram de 49,3 pontos para 47,4.
“A demanda continua fraca, pois as empresas mostram relutância em investir em capital e estoque devido à atual política monetária e a outras condições”, avalia Timothy Fiore, presidente do comitê do ISM responsável pelo PMI industrial.
Veja aqui o relatório completo do indicador
Fonte: Valor Econômico

