Por Bloomberg
02/12/2022 05h01 Atualizado há 5 horas
A atividade industrial na Ásia contraiu em novembro, com os fabricantes cortando a produção e os empregos diante da alta dos custos, fraqueza das moedas e desaceleração da demanda global.
Índices de atividade industrial (PMI) da S&P Global divulgados ontem indicaram que as empresas na Ásia estão mais pessimistas e se prepararam para uma nova retração na demanda de clientes americanos e europeus.
Na China, o PMI industrial da Caixin/S&P Global caiu para 49,4 em novembro, permanecendo abaixo da marca de 50 pelo quarto mês consecutivo. Números abaixo de 50 indicam contração da atividade.
No Japão, o índice de atividade industrial caiu abaixo de 50 pela primeira vez em quase dois anos. Os centros eletrônicos de Taiwan e Coreia do Sul também perderam força, com os produtores reduzindo as compras e os estoques diante da fraqueza da demanda externa.
O Vietnã registrou a pior deterioração na região, com o PMI industrial caindo para 47,4 em novembro, ficando abaixo de 50 pela primeira vez em mais de um ano.
Fonte: Valor Econômico

