Por Dow Jones Newswires — Nova York
23/11/2022 10h10 Atualizado
O índice europeu de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do S&P Global subiu para 47,8 em novembro, de 47,3 em outubro, de acordo com a leitura preliminar. O dado também veio acima da previsão de 47,0 dos economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.
“Os dados do PMI para o quarto trimestre até agora colocam a economia da zona do euro no caminho de sua contração trimestral mais acentuada desde o final de 2012, excluindo os meses de bloqueio pandêmico”, disse o S&P Global no relatório.
O setor manufatureiro continuou liderando a desaceleração, com a produção industrial caindo pelo sexto mês consecutivo, embora a taxa de declínio tenha diminuído, afirmou o relatório. A produção do setor de serviços também caiu, pelo quarto mês consecutivo.
Os dados do PMI de novembro também trazem algumas boas notícias provisórias, apontou Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence. O economista indicou que a taxa geral de declínio diminuiu em relação a outubro, graças a algum alívio nas restrições de oferta e ao clima quente, aliviando os temores em relação à escassez de energia.
As pressões de preços dão sinais de arrefecimento, o que deve conter a inflação. No entanto, os setores de manufatura e serviços ainda estão sob forte pressão, disse o economista no relatório.
“Uma recessão, portanto, parece provável, embora os dados mais recentes forneçam esperança de que a escala da desaceleração não seja tão severa quanto se temia anteriormente”, disse Williamson.
Fonte: Valor Econômico
