A confiança dos europeus em relação à guerra da Ucrânia e uma possível derrota da Rússia vem diminuindo, e atualmente apenas 10% da população do continente acredita em uma vitória ucraniana, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Conselho Europeu de Relações Exteriores.
Apesar da confiança cada vez menor em uma vitória ucraniana, 31% dos europeus defendem que seus países devem manter ajuda a Kiev até que todos os territórios do país sejam retomados, enquanto 41% defendem que a Ucrânia deve se sentar na mesa de negociações para encerrar a guerra em um acordo de paz.
“A melhor maneira de mitigar a fadiga de guerra será definir a ideia de ‘paz duradoura’. Uma vitória russa não é paz. Se o preço para encerrar a guerra for transformar a Ucrânia em uma terra de ninguém, será uma derrota não apenas para Kiev, mas para toda a Europa”, diz o relatório.
A pesquisa também abordou a possibilidade da eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos no final do ano e como a Europa reagiria a isso. O levantamento mostrou que 56% dos europeus ficariam desapontados com a eleição de Trump e apenas 9% acreditam que a eleição do republicano poderia levar a Ucrânia à vitória no conflito.
O cenário para a Ucrânia fica ainda mais negativo após a pesquisa mostrar que caso os EUA cortem a ajuda a Kiev, apenas 20% dos europeus defendem aumentar o auxílio, enquanto 21% defendem manter a ajuda como está. No lado oposto, 33% defendem seguir os EUA e cortar toda ajuda à Ucrânia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/x/l/18O4ZARm2CGB3pb9G6Iw/ap23013410185713.jpg)
— Foto: Libko/AP
Fonte: Valor Econômico

