A agência deu autorização para o uso imediato e emergencial de 24 mil kits, após solicitação conjunta da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, e do Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz
Por Murillo Camarotto, Valor — Brasília
29/08/2022 17h05 Atualizado há 18 horas
Diante do crescimento dos casos de varíola dos macacos no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta segunda-feira (29), o uso de testes diagnósticos ainda pendentes de registro pelo órgão.
- Leia mais: Anvisa aprova liberação de vacina para varíola dos macacos para uso pelo Ministério da Saúde
Em nota, a agência informou que foi dada autorização para o uso imediato e emergencial de 24 mil kits, após solicitação conjunta da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, e do Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz.
“Com o pleito, o Ministério da Saúde pretende descentralizar a realização do diagnóstico da monkeypox para a Rede de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e propiciar o diagnóstico mais oportuno com a redução do tempo de liberação de resultado ao paciente”, diz a nota.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2022/K/5/jm13hWRBOA3jMegZfVHA/imagem-de-microscopio-colorizada-artificialmente-mostra-virus-da-variola-dos-macacos-em-azul-niaid-nih.png)
Imagem de microscópio colorizada artificialmente mostra vírus da varíola dos macacos, em azul — Foto: NIAID-NIH
Fonte: Valor Econômico