Por Agências Internacionais
05/04/2022 05h02 Atualizado há 5 horas
A Alemanha anunciou ontem que assumiu o controle da Gazprom Germania, subsidiária da estatal russa Gazprom que opera as maiores instalações de armazenamento de gás natural do país.
O ministro da Economia, Robert Habeck, disse em comunicado que a Bundesnetagentur, a agência reguladora de energia, se tornará a administradora temporária da Gazprom Germania e terá plenos poderes até 30 de setembro.
Habeck disse que foi forçado a agir devido à “relação legal pouco clara da empresa e violações de suas obrigações de comunicação sob o Regulamento de Comércio Exterior da Alemanha”.
“O governo alemão está fazendo tudo o que é necessário para salvaguardar a segurança do abastecimento da Alemanha”, disse Habeck. “Isso também significa que não vamos expor a infraestrutura energética da Alemanha às decisões arbitrárias do Kremlin.”
Segundo as autoridades alemãs, a decisão foi tomada após a Gazprom Germania ter sido adquirida por duas outras empresas – a JSC Palmary e a Gazprom Export Business Services. Por operar infraestrutura crítica no país, qualquer aquisição por um investidor de fora da União Europeia deve ser aprovada pelo governo alemão.
Fonte: Valor Econômico

