O comando da RD Saúde disse nesta quarta-feira, em teleconferência com analistas sobre balanço de janeiro a março, que já fez parte de “investimentos em preço” em certos locais, mas isso não pode passar do ponto que considera aceitável.
A ação de Raia Drogasil caía 8% nesta manhã, após primeiro trimestre de 2025 com desempenho abaixo do esperado pela própria empresa, e sobre dúvidas de analistas sobre retomada no segundo trimestre.
“Já fizemos um patamar [de investimento em ofertas e promoções], mas não queremos fazer correndo porque pode passar do ponto. Se acharmos que é necessário investir mais um degrau, vamos investir mais um degrau. Mas não sei dizer que já resolveu e que agora vai ser assim. Isso vamos olhar nos próximos meses, e vamos compensar com redução de despesas”, disse o presidente da empresa, Renato Raduan.
Ele disse que o investido em preço já ajudou um melhor desempenho em perfumaria.
A empresa lançou um plano de retomada de vendas, margens e de recuo de despesas.
Raduan mencionou que ganhos brutos de economia de 0,20 e 0,25 ponto sobre a despesa esperados, com ações em andamento, tendem a ser reinvestidos em proposta de valor a cliente e funcionários.
“Gestores e líderes precisam procurar compensações, e há algumas que não queria abrir aqui, algumas são o que já comentei. Reconhecemos as pressões e tem que buscar as compensações”, disse ele.
O executivo disse que o reajuste de 3,9% para medicamentos após abril (elevação anual que ocorre historicamente no setor) é um repasse menor que de outros anos, o que tem impacto menor em alta nas vendas, após ser questionado por analista.
E a decisão de ser mais promocional com perfumaria envolve tentar ser mais cirúrgico nas ofertas, sem gerar impacto em margem.
A RD ainda disse que reviu sortimento e atendimento em perfumaria para tentar melhorar venda. A direção reforçou que a “dinâmica de envelhecimento da população”, que sustenta longo prazo, não vai mudar, e deixar de expandir não faz sentido por conta desse cenário atual mais difícil.
O comando já informou nesta quarta que manterá previsão de abertura de 330 a 350 lojas no curto prazo.
“Plano de expansão se mantém mesmo com juros altos, porque retorno está acima de custo de capital”, disse Raduan.
Criminalidade
A respeito de ações para contenção de perdas, por causa de aumento de roubos em São Paulo, como retirada de certos produtos de mostruário ou da área de exposição (mudança para a área de acrílico no balcão da loja), ele disse que isso não pode afetar vendas.
Desde o fim de 2024, a empresa começou a tomar medidas para reduzir perdas com roubos e furtos, informou hoje em teleconferência.
“Parte dos investimentos em margem virá de reduzir essa perda, porque não dá para dormir tranquilamente com esse aumento de 0,3 ponto no índice de perdas. E isso ocorre em algumas cidades e em algumas farmácias específicas”, afirmou o executivo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2022/Y/Z/VE0YYXRCAzK7SSGjw9sA/raia-drogasil-loja-da-droga-raia-rep.jpg)
Fonte: Valor Econômico