Por Beth Koike, Valor — São Paulo
02/05/2024 10h08 Atualizado há 11 minutos
Após investimento de R$ 215 milhões nos últimos três anos para diversificar a empresa, a principal fonte de receita da dona da Wise Up não é mais o curso de inglês. Hoje, esse negócio representa apenas 30% do faturamento do grupo que fechou em R$ 530 milhões, no ano passado. A Conquer fatura cerca de R$ 130 milhões.
Nesse contexto, o grupo Wiser Educação aumentou de 40% para 100% sua participação na Conquer, startup de cursos relacionados aos temas de liderança e negócios e cuja aquisição marcou o início da mudança de perfil do grupo fundado pelo empresário Flavio Augusto.
A transação da Conquer envolveu um pagamento de R$ 40 milhões em dinheiro e ações da holding para os fundadores. Em 2021 e 2023, a Wiser fez dois aportes, de R$ 50 milhões e R$ 70 milhões, que foram destinados às aquisições e na operação da escola. Os acionistas — Flavio Augusto (que detinha pouco mais de 50%); a gestora Kinea (20%) e a família de Carlos Wizard Martins (cerca de 30%) — foram diluídos para entrada dos fundadores da Conquer, Josef Rubin e Hendel Favarin. Mas, Augusto continua como maior sócio.
Para esse ano, Augusto conta que pretende fazer outras duas aquisições usando recursos do próprio caixa. Hoje, a empresa não tem dívidas. A partir de 2026, seus passos são mais ambiciosos. O empresário — que era dono do time de futebol americano Orlando City — diz que pretende fazer uma aquisição por mês. “Mas para essa etapa vamos ter que buscar recursos, pode ser uma fusão, IPO [abertura de capital], dívida”, disse.
Para o próximo ano, os alvos de interesse para aquisição são escolas de cursos para concurso público e programação.
Questionado se o mercado de aprendizado de inglês não é mais interessante, Augusto diz que é um segmento que ainda cresce, porém, enxerga mais oportunidades em outras áreas como preparatórios para concurso público, residência e especialização médica, Enem, concurso militar, além de cursos modelados para empresas.
“Na pandemia, quando tivemos que mudar rapidamente tudo para on-line e fizemos muitos investimentos para essa adaptação, vimos que era possível nossa estrutura para outros cursos”, disse Augusto. Antes da pandemia, a Wise Up tinha 120 mil alunos no presencial, agora são 400 mil matriculados nos cursos de inglês digital. “Pivotamos e mantivemos margem”, complementou. O grupo tem uma margem Ebitda de 50,7%.
“Em 2021, a Conquer tinha receita de R$ 35 milhões, agora são R$ 130 milhões. Crescemos com a estrutura da Wiser”, disse Favarin.
Fonte: Valor Econômico

