Medicamento à base de semaglutida é da mesma farmacêutica do Ozempic
, Valor — São Paulo
O Wegovy (semaglutida), da Novo Nordisk, mesma farmacêutica responsável pelo Ozempic, deve chegar às farmácias brasileiras no segundo semestre deste ano, a partir de julho. O medicamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro de 2023 para o tratamento da obesidade e sobrepeso. Tanto Wegovy quanto Ozempic necessitam prescrição médica.
O Wegovy é uma versão de maior volume do princípio ativo do Ozempic, que é originalmente indicado no tratamento de diabetes tipo 2. A nova marca supre a demanda “off-label” do Ozempic, popularizado por seus efeitos de perda de peso. O medicamento já é vendido nos Estados Unidos, Dinamarca e Noruega.
A Anvisa aprovou o medicamento para adultos com obesidade ou sobrepeso com alguma comorbidade associada. De acordo com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que regula os preços dos medicamentos praticados no Brasil, o preço máximo a ser cobrado é de R$ 2.484.
Seu principal componente, a semaglutida, imita o hormônio GLP-1 que é liberado no intestino em resposta à alimentação. Esse hormônio estimula o corpo a produzir mais insulina, o que reduz a glicose (açúcar) no sangue. Em quantidades maiores, o GLP-1 também interage com as partes do cérebro que reduzem o apetite e sinalizam uma sensação de saciedade.
A demanda global pelos emagrecedores mantém a semaglutida na lista de drogas em falta da Food & Drug Administration (FDS), agência reguladora equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, desde dezembro de 2022. A disponibilidade é considerada limitada, sem previsão para quando a situação global de oferta será normalizada.]
Fonte: Valor Econômico