Um número cada vez menor de estrategistas pessimistas de Wall Street luta para convencer clientes “fanáticos” de que a desaceleração do crescimento econômico e a badalação excessiva em torno da inteligência artificial (IA) deixaram o mercado de ações dos EUA vulnerável a uma forte retração.
No mês passado, bancos como Goldman Sachs, Citigroup e UBS melhoraram suas previsões de fim de ano para o índice S&P 500, que atingiu recordes seguidos ao acumular uma alta de 14,5% no ano, impulsionado pela disparada de um pequeno grupo de ações de IA.
Diante de um número crescente de investidores convencidos de que a recuperação vai continuar, os poucos estrategistas pessimistas que restam dizem que suas opiniões contrárias se revelam cada vez mais difíceis de vender.
“Esta recuperação tem sido forte e estamos com dificuldades para convencer [os clientes] a serem pessimistas”, disse Barry Bannister, estrategista-chefe de ações da Stifel. “Existe uma montanha de dinheiro disposta a comprar o mercado a qualquer preço e aderir a uma mentalidade fanática.”
“As pessoas estão muito entusiasmadas neste momento, elas acham que o céu é o limite”, acrescentou Bannister, que espera que até o fim do ano que uma combinação de crescimento mais fraco e inflação persistente arraste o S&P para uma queda de cerca de 13% em relação a seu nível atual.
O estrategista-chefe para ações da BCA Research, Peter Berezin, afirmou que todos os seus indicadores econômicos antecedentes preferidos “apontam para uma recessão nos próximos nove meses”, mas muitos de seus clientes veem as coisas de outro modo. “A narrativa do pouso [econômico] suave está arraigada de uma maneira tão inacreditável que a toda hora sou questionado por clientes em reuniões, que dizem que sou pessimista demais”, contou Berezin.
Em um sinal de como alguns analistas que antes estavam cautelosos “jogaram a toalha”, o banco de investimento Evercore ISI melhorou sua previsão de fim de ano para o S&P de 4.750 pontos – o que sugeria uma pequena queda no índice – para 6.000. Isto implica um ganho adicional de quase 10% ao longo dos próximos seis meses em relação ao nível atual do índice, de 5.488 pontos, e faz do Evercore um dos bancos mais otimistas.
Os preços elevados das ações são um dos principais pontos de discórdia. Os pessimistas veem a relação preço/lucro de 25 vezes do S&P 500 – que está no decil superior das avaliações desde 1960 – como um sinal de alerta. Eles argumentam que normalmente as ações só são negociadas em múltiplos tão altos antes de ondas de vendas.
Mas o estrategista-chefe para ações da Evercore ISI, Julian Emanuel, disse que vender com base apenas em altas avaliações “tem sido uma coisa imprudente de fazer ao longo da história. “Houve três regimes igualmente caros no passado recente – 1993 a 1995, 1998 a 2000 e 2020 a 2021 – e em cada caso o mercado se recuperou até estarmos realmente próximos da retração”, afirmou Emanuel.
“Hoje a economia está sem dúvida nenhuma em desaceleração, o mercado de trabalho está certamente enfraquecendo, mas não vemos nada que sugira uma recessão.”
Os pessimistas têm uma longa história de dificuldade em manter suas opiniões contrárias. Embora continuar pessimistas possa lhes custar o emprego durante as longas fases de tendência de alta, capitular e virar otimistas pode fazer com que pareçam estúpidos se a recessão que previam se concretizar logo depois.
Tony Dye, apelidado de “Dr. Doom” por causa de suas opiniões sobre a supervalorização das ações durante a bolha das pontocom no fim dos anos 1990, foi expulso da Phillips & Drew Fund Management no início de 2000, apenas poucas semanas antes de que a bolha estourasse. Russell Clark, pessimista de longa data sobre os fundos hedge, disse em 2021 que fecharia seu fundo depois de ter perdas durante uma tendência altista do mercado.
Bannister e Berezin não são os únicos a achar que o mercado dos EUA pode ter ido longe demais desta vez. Eles nem são os mais pessimistas: analistas do J.P. Morgan, liderados pelo estrategista Marko Kolanovic, acreditam que até o fim do ano o S&P 500 vai despencar quase 25% em relação aos níveis atuais.
O esfriamento do mercado de trabalho, a queda nas vendas de imóveis e a inadimplência estão entre os sinais que sugerem que uma recessão pode estar à vista, disse Kolanovic. Ele considera a dependência que o mercado tem da fabricante de chips Nvidia e de alguns outros grupos de inteligência artificial como outra possível fraqueza. Kolanovic e sua equipe escreveram que “historicamente, mercados em alta com uma amplitude cada vez mais estreita têm sido um sinal de perigo”.
No início deste mês, o banco apresentou sua visão de copo meio vazio sobre o impacto da inteligência artificial generativa. “Para que as ações possam evitar uma correção de mais de 20% é preciso acreditar que a tecnologia se tornará um motor de crescimento muito mais significativo para a economia em geral em um curto espaço de tempo”, escreveu o J.P. “Não acreditamos que seu impacto será assim profundo tão repentinamente.”
O banco recomendou aos clientes que mantivessem uma posição em ações dos EUA acima da média do mercado durante a onda de vendas de 2022, mas no início de 2023 passou a recomendar uma posição menor. Ele preferiu continuar com essa posição até o momento, embora o índice de ações blue-chips tenha disparado em cerca de 42% desde o início daquele ano.
“Se você era um otimista em 2022, um pessimista em 2023 e de novo um pessimista em 2024, por que, em nome de Deus, alguém deveria ouvi-lo?”, perguntou um estrategista de ações de um banco de investimento dos EUA. “A lógica intelectual, tenho certeza, é muito sólida”, acrescentou esse estrategista. “Mas os otimistas permanentes, assim como os pessimistas permanentes, não são ouvidos quando seus apelos não funcionam no curto ou no médio prazos.”
Fonte: Valor Econômico

