A Votorantim aumentou significativamente sua participação na Hypera (HYPE3), passando de 5,1% para 11% do capital da empresa, o que corresponde a 69,81 milhões de ações ordinárias, conforme informado em comunicado divulgado ao mercado na noite da última segunda-feira (10).
A Hypera é proprietária de marcas conhecidas como Engov, Neosaldina, Benegripe e Neo Química, que também dá nome ao estádio do Corinthians.
Com sua nova participação, o tradicional grupo industrial brasileiro indicou a intenção de exercer influência na governança da Hypera.
“Com isso, a tentativa da EMS de comprar a Hypera vai para o espaço”, diz um gestor ouvido pelo InvestNews. O movimento da Votorantim acontece em meio a um cenário de disputas pelo controle da Hypera.
A Votorantim, no comunicado oficial, deixa claro que pretende iniciar diálogos com os atuais controladores sobre um “possível papel na governança”, o que pode incluir a indicação de membros para o Conselho de Administração e a participação em um acordo de acionistas.
Votorantim busca influência na governança da Hypera
Em outubro do ano passado, a EMS fez uma proposta hostil para adquirir 20% da Hypera (HYPE3) por R$ 30 por ação, mas a oferta foi rejeitada pelo controlador João Alves de Queiroz Filho, o “Junior”, que considerou o valor insuficiente em relação ao valor real da empresa.
Fonte: BPMONEY