A divisão de mercado institucional da HyperaCotação de Hypera Pharma registrou queda no segundo trimestre deste ano, refletindo, principalmente, o encolhimento das vendas ao setor público, de acordo com o diretor-presidente, Breno Oliveira. A HyperaCotação de Hypera realizou, nesta quinta-feira (7), teleconferência de resultados do segundo trimestre.
De acordo com os executivos, o poder público realizou licitações para a compra de medicamentos, mas o número de pedidos concretizados desacelerou nos últimos meses. O segmento público representa cerca de 75% do canal institucional, segundo Breno Oliveira.
A companhia, agora, pretende ampliar a participação do mercado privado no canal institucional para além dos atuais 25%. A médio e longo prazo, está desenvolvendo medicamentos direcionados a esse segmento, o que inclui a estreia na categoria de medicamentos contra o câncer.
O lançamento do primeiro oncológico da HyperaCotação de Hypera, segundo os executivos, deve ocorrer em 2026. Os prazos regulatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo Breno Oliveira, ficaram acima das expectativas da HyperaCotação de Hypera.
O lucro da companhia no segundo trimestre foi de R$ 425,4 milhões, queda de 13,6% no comparativo anual. A receita recuou 1,6%, para R$ 2,15 bilhões.
Uma das estratégias da HyperaCotação de Hypera para reduzir as despesas foi a diminuição dos gastos com brindes e eventos, disse o diretor financeiro, Ramon Sanches. Segundo os executivos, a HyperaCotação de Hypera está aumentando o patamar das chamadas visitas remotas aos médicos, especialmente no segmento de medicamentos que exigem prescrição.
Essa mudança de estratégia, segundo a HyperaCotação de Hypera, reflete uma adaptação nos custos com “sell-out”, e não uma menor demanda médica.
Breno Oliveira afirmou que a prioridade da HyperaCotação de Hypera é reduzir o patamar de endividamento. Na avaliação dos executivos, não há indicativos de cortes na taxa de juros Selic nos próximos meses, o que reforça a necessidade de reduzir a dívida da companhia.
O nível de alavancagem, medido pela razão entre a dívida líquida e o Ebitda, ficou em 2,6 vezes ao final do segundo trimestre de 2025.
A HyperaCotação de Hypera lucrou R$ 425,4 milhões no segundo trimestre, queda de 13,6%. A receita somou R$ 2,15 bilhões, recuo de 1,6% no comparativo anual.
Fonte: Valor Econômico