A Arexvy foi afetada por uma recomendação inesperada de autoridades dos EUA para restringir o acesso a adultos com 75 anos ou mais e a pacientes de risco
, Em Bloomberg
As vendas das principais vacinas da GSK Plc caíram no terceiro trimestre depois que a farmacêutica britânica foi atingida pela demanda limitada nos EUA.
No terceiro trimestre, o lucro por ação, excluindo alguns itens, foi de 49,7 pence, maior do que o estimado por analistas pesquisados pela Bloomberg. A GSK registrou vendas melhores do que o esperado de alguns medicamentos para HIV e asma, ajudando a compensar as vendas fracas de vacinas.
A Arexvy, uma vacina para o vírus sincicial respiratório, arrecadou 188 milhões de libras (US$ 245 milhões), enquanto a receita de sua vacina contra herpes zoster Shingrix foi de 739 milhões de libras, ambas muito abaixo das estimativas dos analistas.
A Arexvy foi afetada por uma recomendação inesperada de autoridades dos EUA para restringir o acesso a adultos com 75 anos ou mais e a pacientes de risco. A GSK queria que a vacina fosse aprovada para pessoas com mais de 60 anos.
O número de prescrições para Shingrix e Arexvy já havia indicado vendas mais lentas neste trimestre, com analistas trabalhando esses números em seus modelos para estimar os lucros.
Entretanto, as vendas fracas das vacinas não prejudicaram as perspectivas de médio a longo prazo para Arexvy ou Shingrix, disse a CEO, Emma Walmsley, em uma ligação com repórteres.
A melhora nos lucros por ação e a perspectiva reiterada para o ano inteiro “são ofuscadas pelos fracos desempenhos de suas vacinas Shingrix e Arexvy, que provavelmente reacenderão as preocupações com o crescimento”, já que representam mais de 40% do crescimento incremental da receita em três anos, disse John Murphy, da Bloomberg Intelligence, em nota.
Fonte: Valor Econômico