A pane cibernética ocorrida na manhã desta sexta-feira que paralisou computadores em todo o mundo interrompeu serviços que vão desde check-in de aeroportos até consulta de prontuários em hospitais. O problema afetou aplicativos e serviços do Microsoft 365 – ou seja, prejudicou empresas que utilizam e dependem desse pacote para suas operações. Segundo a AP, os problemas continuavam horas após a Microsoft ter informado que estava corrigindo gradualmente as falhas.
Como a quebra foi em software de base, empresas de países e setores variados foram afetadas. O site DownDectector, que rastreia problemas relatados por usuários, registrou interrupções crescentes nos serviços da Visa, segurança ADT e Amazon, e de companhias aéreas como American Airlines e Delta.
A Austrália parece ter sido gravemente afetada pelo problema. A imprensa do país relatou interrupção em serviços de companhias aéreas, telecomunicações, bancos e meios de comunicação locais, porque perderam o acesso aos sistemas de informática. Nos aeroportos, as filas eram longas, mas os voos ainda operavam. As interrupções relatadas no site DownDetector incluíram os bancos NAB, Commonwealth e Bendigo, e as companhias aéreas Virgin Australia e Qantas, bem como provedores de internet e telefonia, como a Telstra.
Os meios de comunicação na Austrália – incluindo ABC e Sky News – não conseguiram transmitir em seus canais de TV e rádio e relataram desligamentos repentinos de computadores baseados em Windows. Alguns apresentadores de notícias transmitem ao vivo online a partir de escritórios escuros, em frente a computadores que mostram telas azuis.
Nos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA, autoridade de controle aéreo) informou que as empresas United, American, Delta e Allegiant suspenderam voos. No Reino Unido, aeroportos, ferrovias e emissoras de TV tinham problemas, entre eles a Ryanair, a TransPennine Express, a Govia Thameslink Railway, e a Sky News.
“Atualmente estamos enfrentando interrupções em toda a rede devido a uma pane global de TI de terceiros que está fora do nosso controle”, disse a Ryanair. “Aconselhamos todos os passageiros a chegar ao aeroporto pelo menos três horas antes do horário programado de partida.”
O Aeroporto de Edimburgo disse que a interrupção do sistema significou que os tempos de espera foram mais longos do que o normal. O Aeroporto de Stansted, em Londres, disse que alguns serviços de check-in de companhias aéreas estavam sendo concluídos manualmente, mas os voos ainda estavam operando.
Na Índia, as operações aéreas foram interrompidas, afetando milhares de pessoas. Em Hong Kong, o check-in passou a ser manual. Em Amsterdam e Berlim, houve atrasos e suspensão de voos pela manhã – em um dia bem movimentado pelas férias de verão. O Aeroporto de Zurique, o mais movimentado da Suíça, chegou a suspender os pousos na manhã de sexta-feira.
Em Israel, segundo os ministérios de Comunicação e Saúde, a pane afetou serviços de correio e hospitais.
Hospitais na Grã-Bretanha e na Alemanha também relataram problemas.
Vários consultórios do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra relataram que a interrupção atingiu o sistema de computador clínico que contém registros médicos e é usado para agendamento.
“Não temos acesso aos registros clínicos dos pacientes, por isso não podemos marcar consultas ou fornecer informações”, disse a Church Lane Surgery em Brighouse, no norte da Inglaterra, na plataforma de mídia social X. “Este é um problema nacional e está sendo trabalhado como um alto prioridade.”
O NHS não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.
No norte da Alemanha, o Hospital Universitário Schleswig-Holstein, que tem filiais em Kiel e Luebeck, disse ter cancelado todas as cirurgias eletivas marcadas para sexta-feira, mas os pacientes e os cuidados de emergência não foram afetados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/7/Y/iALqqKRfab3lrerC0bYg/ap24201355963770.jpg)
Fonte: Valor Econômico

