As ações da NVIDIA subiram 2,3% no after-market na segunda-feira, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, concedeu à fabricante de chips permissão para enviar suas GPUs H200 para a China em troca de uma redução de 25% nas vendas. Trump acrescentou que o Departamento de Comércio está finalizando acordos semelhantes para a AMD e a Intel. Os futuros de Nasdaq sobem 0,1% antes da abertura do mercado norte-americano nesta terça-feira.
Sem assumir visão específica sobre nomes individuais, a medida permite que essas fabricantes de chips potencialmente recuperem um mercado global chave, reduzindo parte da incerteza regulatória que vinha pesando sobre o setor de semicondutores e sobre o trade de IA de forma mais ampla. Na semana passada, um grupo bipartidário de senadores dos EUA apresentou o SAFE CHIPS Act em uma tentativa de impedir que o governo Trump eventualmente alivie as restrições à exportação de chips avançados de IA para a China.
Mas, embora se espere que alguns controles de exportação permaneçam em vigor à medida que Washington e Pequim competem pela liderança em IA, acreditamos que vetores estruturais provavelmente superarão os riscos de política, na medida em que a força transformacional da IA continua a impulsionar o rali de ações.
Fazemos um balanço do cenário em rápida mudança da indústria de IA nos últimos três anos e mantemos a visão de que a IA é uma inovação profunda e pode se mostrar uma das maiores oportunidades de investimento da história da humanidade.
O ciclo de capex avançou mais rápido do que o previsto. Nossa estimativa atual de capex global em IA neste ano está em USD 423 bilhões, mais de 25% acima de nossas projeções iniciais para 2027. De fato, já afirmamos que a corrida em direção à inteligência artificial geral (AGI) pode desencadear um ciclo de capex no qual o capex da camada habilitadora se dissocia do potencial de monetização de curto prazo da camada de aplicação. Ainda assim, acreditamos que esse padrão é consistente com ciclos de inovação anteriores, e não vemos evidências de uma bolha de investimento — indicadores-chave, especialmente aqueles relacionados aos fundamentos das empresas, permanecem razoáveis em comparação com picos históricos de bolhas.
O crescimento de usuários e o ritmo das melhorias de capacidade superaram as expectativas. A forte demanda por produtos e serviços de IA tem sustentado o aumento do capex. O ChatGPT, por exemplo, agora tem mais de 800 milhões de usuários ativos semanais, um aumento de quatro vezes em relação à sua já substancial base de usuários de apenas um ano atrás. As taxas de adoção entre empresas norte-americanas também dispararam, segundo o índice Ramp AI — quase 45% das companhias dos EUA agora possuem assinaturas pagas de modelos, plataformas e ferramentas de IA, ante cerca de 25% no início deste ano. Enquanto isso, a outperformance dos modelos de IA lançados mais recentemente aponta para ganhos não lineares em capacidades, sugerindo que o aumento de capacidade computacional ainda está se traduzindo em melhores comportamentos dos modelos.
Evidências de monetização apontam para um grande potencial de retorno. A ampliação dos investimentos em IA tornou a questão do retorno sobre o investimento (ROI) mais proeminente, sendo necessários ganhos de produtividade para justificar o nível de gastos. Mas, embora a difusão de receita na camada de aplicação tenha ficado atrás do ritmo acelerado de construção da infraestrutura, nossas estimativas indicam que o negócio de IA já é atrativo não apenas para os fabricantes de infraestrutura, mas também mais adiante na cadeia de valor. Além disso, um estudo da IDC encomendado pela Microsoft conclui que os primeiros adotantes de IA na camada de aplicação estão gerando cerca de USD 3,70 em retornos para cada USD 1 investido. Nossa convicção no retorno estrutural do investimento em IA permanece forte, e elevamos nossa estimativa para o mercado endereçável total (total addressable market) de IA para USD 3,1 trilhões em potencial de receita até 2030.
Assim, continuamos acreditando que o potencial de longo prazo da IA segue subestimado. Investidores com alocação abaixo do desejável no tema devem considerar uma exposição diversificada ao longo de toda a cadeia de valor de IA. Nosso foco estratégico tenderá cada vez mais a favorecer a camada de aplicação, uma vez que antecipamos que as empresas que operam nesse segmento serão as maiores beneficiárias dos contínuos gastos de capital relacionados à IA.
Fonte: UBS Inisghts
Traduzido via ChatGPT